Se você já ouviu falar em estômago alto mas ainda tem dúvidas quanto o seu significado, esse texto é para você
Dentro da medicina, muitos termos surgem como forma de aproximar o público-alvo e leigo de assuntos mais específicos. Muitas vezes, o que acontece na verdade é que alguns termos levam mais a confusão do que realmente ajudam a elucidar.
Um desses termos é o estômago alto. Quando se fala desse tema, cada pessoa pensa de uma forma diferente, visto que não é um termo exato para uma condição.
Muitos consideram que isso significa os sintomas relacionados ao abdome superior, por exemplo nos quadros de dispepsia (também chamados de indigestão), refluxo gastroesofágico, gastrite, úlceras gastrointestinais, entre outros.
Nesse texto, iremos abordar o outro significado do estômago alto: aquele em que o paciente percebe uma proeminência maior do abdome na região acima do umbigo e alguns dos procedimentos indicados.
Definição de “estômago alto”
Como dito anteriormente, o estômago alto é um possível sinonimo de perceber um aumento de volume na parte superior da região abdominal.
Quando há essa condição, normalmente os pacientes apresentam preocupações principalmente estéticas. Assim, muitas pessoas desejam entender melhor sobre a condição e buscar formas de resolver o problema visando melhorias na aparência física e na autoestima.
O estômago alto não é uma condição de causa única e, por isso, vamos abordar algumas das possíveis causas para o problema para, assim, apresentar os possíveis tratamentos.
Principais causas de “estômago alto”
Considerando os hábitos da sociedade atual, não podemos não citar inicialmente sobre o excesso de gordura abdominal. O sobrepeso e a obesidade têm se tornado cada vez mais prevalentes, e com isso é possível que algumas pessoas, a depender do seu biotipo, apresentam maior acúmulo de gordura na região abdominal superior.
Os principais fatores de risco para a condição já são muito bem difundidos, como o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. Além disso, a genética também tem um papel marcante.
A segunda causa que iremos citar é a fraqueza dos músculos abdominais. Quando não há tonificação suficiente dos músculos abdominais, o que pode ocorrer é uma maior saliência da barriga, levando a um “estômago alto”.
Outra possível causa do estômago alto é a diástase dos músculos retos abdominais. Nessa condição, os músculos do abdômen se afastam, formando uma separação. É uma possível consequência de uma gravidez.
Tratamento
Cada causa de estômago alto deve ser abordada de acordo com suas particularidades, além de considerarmos sempre a vontade do paciente.
Inicialmente, é possível tentar corrigir o problema através de métodos não cirúrgicos. Algumas das opções para buscar resultados sem procedimentos invasivos para estômago alto são dieta, exercícios abdominais para corrigir alguma alteração, além do uso de modeladores de corpo.
Mas, como citamos anteriormente, as causas podem ser as mais diversas. Assim, para algumas pessoas esses métodos podem apresentar bons resultados, porém para outros essas abordagens podem não trazer resultados satisfatórios.
Nesses casos, podemos pensar em abordagens cirúrgicas. Para correção desses problemas, existem dois procedimentos principais:
- Lipoaspiração do abdômen superior: uma lipoaspiração consiste na remoção do excesso de gordura de alguma parte do corpo. Assim, nesse procedimento em específico, é feita remoção do excesso no abdômen superior para corrigir a condição. O resultado proporcionado é uma aparência mais plana da região.
- Abdominoplastia para correção da diástase: como citamos anteriormente, a diástase abdominal pode ser uma consequência de uma gravidez ou de outras condições. Nessa cirurgia, o estômago alto é corrigido após reparos realizados no músculo e remoção do excesso de pele e de gordura.
Como saber qual o melhor método para o meu caso?
Para entender melhor sobre o seu quadro em específico, é preciso a avaliação de um profissional na área. Dessa forma, será feita uma análise individualizada para escolher o melhor procedimento.
Além disso, muitas vezes há um problema concomitante que necessita de ser identificado o quanto antes, visto que algumas das condições trazem alguns riscos à saúde.
Nós, da Proplástica, contamos com uma equipe especializada nas mais diversas cirurgias plásticas, inclusive nos procedimentos para correção dessa questão. Se o estômago alto é uma condição que te incomoda, entre em contato por um dos nossos canais de atendimento e agende a sua avaliação!
Saiba que com a nossa equipe, você pode contar para resolver o seu problema. Então, não perca tempo!