Clínica ProPlastica

Exames necessários antes de uma cirurgia plástica

Exames necessários antes de uma cirurgia plástica

O planejamento e a preparação antes da realização de um procedimento cirúrgico são fundamentais para minimizar os riscos, além de saber se a cirurgia será indicada ou não. Portanto, os exames antes de uma cirurgia plástica não devem ser banalizados, pois eles são de extrema importância tratando-se de segurança e bem-estar para o paciente.

Esses cuidados são essenciais para que o paciente fique bem antes, durante e após a operação. O estado geral de saúde do paciente deve ser tratado com prioridade, por isso realizar um check-up, exames físico e laboratoriais, é fundamental. Veja abaixo alguns exemplos de exames laboratoriais e clínicos:

 

  • Dosagem de açúcar no sangue (glicemia);
  • Hemograma completo;
  • Ureia e creatinina;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma
  • Rx de tórax
  • Exame de urina
  • Exames de imagem, entre outros.
  • Avaliçao pré-operatória com cardiologista ou anestesista tb é fundamental para a maioria dos casos

 

A primeira consulta

É na primeira consulta, ou qualquer momento antes da cirurgia, que o paciente deve esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento que tem interesse em realizar. Sendo assim, é muito importante fazer todas as perguntas ao cirurgião plástico e alinhar as expectativas sobre o resultado do procedimento.

Além de esclarecer todas as dúvidas do paciente, o cirurgião deve ser realista, franco e ético ao mencionar os riscos da cirurgia, bem como fazer a indicação correta do procedimento.

Nesta consulta o médico deve levantar também, o histórico do paciente para descobrir se a pessoa tem algum tipo de alergia, se sofre de insuficiência cardíaca ou se já passou por outra cirurgia. Logo após, o cirurgião recomenda uma série de exames laboratoriais e outros complementares. Pois, eles são capazes de identificar problemas que podem interferir na execução da cirurgia plástica.

Sobretudo, para a própria segurança, o paciente não deve omitir informações para o médico, pois elas serão essenciais para o sucesso do procedimento.

Alguns exames necessários antes de uma cirurgia plástica

Exame de sangue

Este exame pode comprovar a presença de anemia, inflamações, leucemia, infecções viróticas e bacterianas. É realizado ainda o eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além de uma avaliação de plaquetas.

O exame de sangue é importante também para avaliar:

  • Glicemia: teste útil no diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias. É importante fazê-lo em jejum de, pelo menos, 12 horas.
  • Coagulograma: identifica distúrbios da coagulação.
  • Ureia e creatinina: avalia a função renal.
  • TAP (tempo de ativação protrombina) e TTPA (tempo de ativação parcial da tromboplastina): complementam o coagulograma.
  • Beta HCG: identificação de uma possível gravidez.

Neste exame pode ser necessário jejum, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados do exame e, por isso, deve perguntar ao médico.

 

Exame de urina

 

Através do exame de urina é possível diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário. No geral, o médico pode indicar exame de urina tipo 1, exame de urina de 24 horas e exame de urocultura. Este exame não necessita jejum, mas há um preparo antes de coletar o material e o laboratório deve informar o paciente.

 

Raio-x de tórax

 

No geral, quando o paciente é fumante ou maior de 50 anos, recomenda-se este exame para analisar a situação do pulmão, pois a insuficiência respiratória poderá afetar gravemente a recuperação do paciente após a cirurgia. Sendo assim, realizar este exame demonstra cautela e preocupação do médico em relação aos cuidados com a pessoa que será operada.

 

Eletrocardiograma

 

Exame importante para avaliar a função do coração de pacientes acima de 40 anos ou com história de alterações cardíacas. O ideal é realizá-lo associado a avaliação cardiológica ou pre- anestésica, consulta feita com cardiologista ou anestesista que avalia os riscos pré-cirúrgico.

 

Risco pré-cirúrgico

 

Após todos os exames estarem prontos você deve levá-los para uma avalição do risco cirúrgico com o cardiologista ou com o anestesista. Nessa consulta o médico deve colher toda sua historia, realizar exame físico completo, analisar os exames laboratoriais e, a partir desse ponto, escrever um relatório para o cirurgião explicitando os riscos e as recomendações para cada caso.

 

Outros exames específicos

Existem também alguns exames mais específicos que são solicitados de acordo com a cirurgia e o indivíduo:

  • USG de Abdome e mamas: para cirurgias de abdome, lipo e mama.
  • Mamografia: no caso de cirurgia de mamas.
  • Tomografia da face: para casos específicos de cirurgia no nariz.
  • Teste ergométrico e ecocardiograma: geralmente solicitado pelo cardiologista após uma avaliação mais detalhada.

 

Somente o cirurgião plástico poderá avaliar e indicar uma cirurgia plástica

Não se deve confiar em qualquer profissional para avaliar se uma pessoa pode fazer esse tipo de cirurgia e muito menos para efetivamente realizá-la. Para garantir a eficiência e a segurança do procedimento, devem ser escolhidos apenas cirurgiões que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Estes profissionais são especializados e constantemente passam por cursos de aprimoramento, para atender seus pacientes com mais excelência.

Também é importante ressaltar que o período pós-operatório deve ser estritamente seguido, para garantir a eficiência do procedimento. Portanto, além de realizar os exames antes de uma cirurgia plástica é preciso seguir todas as recomendações do cirurgião, para que os resultados possam ser obtidos.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

×
Qual a sua maior dúvida sobre os exames necessários para fazer uma cirurgia plástica?