O planejamento e a preparação antes da realização de um procedimento cirúrgico são fundamentais para minimizar os riscos, além de saber se a cirurgia será indicada ou não. Portanto, os exames antes de uma cirurgia plástica não devem ser banalizados, pois eles são de extrema importância tratando-se de segurança e bem-estar para o paciente.
Esses cuidados são essenciais para que o paciente fique bem antes, durante e após a operação. O estado geral de saúde do paciente deve ser tratado com prioridade, por isso realizar um check-up, exames físico e laboratoriais, é fundamental. Veja abaixo alguns exemplos de exames laboratoriais e clínicos:
- Dosagem de açúcar no sangue (glicemia);
- Hemograma completo;
- Ureia e creatinina;
- Coagulograma;
- Eletrocardiograma
- Rx de tórax
- Exame de urina
- Exames de imagem, entre outros.
- Avaliçao pré-operatória com cardiologista ou anestesista tb é fundamental para a maioria dos casos
A primeira consulta
É na primeira consulta, ou qualquer momento antes da cirurgia, que o paciente deve esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento que tem interesse em realizar. Sendo assim, é muito importante fazer todas as perguntas ao cirurgião plástico e alinhar as expectativas sobre o resultado do procedimento.
Além de esclarecer todas as dúvidas do paciente, o cirurgião deve ser realista, franco e ético ao mencionar os riscos da cirurgia, bem como fazer a indicação correta do procedimento.
Nesta consulta o médico deve levantar também, o histórico do paciente para descobrir se a pessoa tem algum tipo de alergia, se sofre de insuficiência cardíaca ou se já passou por outra cirurgia. Logo após, o cirurgião recomenda uma série de exames laboratoriais e outros complementares. Pois, eles são capazes de identificar problemas que podem interferir na execução da cirurgia plástica.
Sobretudo, para a própria segurança, o paciente não deve omitir informações para o médico, pois elas serão essenciais para o sucesso do procedimento.
Alguns exames necessários antes de uma cirurgia plástica
Exame de sangue
Este exame pode comprovar a presença de anemia, inflamações, leucemia, infecções viróticas e bacterianas. É realizado ainda o eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além de uma avaliação de plaquetas.
O exame de sangue é importante também para avaliar:
- Glicemia: teste útil no diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias. É importante fazê-lo em jejum de, pelo menos, 12 horas.
- Coagulograma: identifica distúrbios da coagulação.
- Ureia e creatinina: avalia a função renal.
- TAP (tempo de ativação protrombina) e TTPA (tempo de ativação parcial da tromboplastina): complementam o coagulograma.
- Beta HCG: identificação de uma possível gravidez.
Neste exame pode ser necessário jejum, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados do exame e, por isso, deve perguntar ao médico.
Exame de urina
Através do exame de urina é possível diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário. No geral, o médico pode indicar exame de urina tipo 1, exame de urina de 24 horas e exame de urocultura. Este exame não necessita jejum, mas há um preparo antes de coletar o material e o laboratório deve informar o paciente.
Raio-x de tórax
No geral, quando o paciente é fumante ou maior de 50 anos, recomenda-se este exame para analisar a situação do pulmão, pois a insuficiência respiratória poderá afetar gravemente a recuperação do paciente após a cirurgia. Sendo assim, realizar este exame demonstra cautela e preocupação do médico em relação aos cuidados com a pessoa que será operada.
Eletrocardiograma
Exame importante para avaliar a função do coração de pacientes acima de 40 anos ou com história de alterações cardíacas. O ideal é realizá-lo associado a avaliação cardiológica ou pre- anestésica, consulta feita com cardiologista ou anestesista que avalia os riscos pré-cirúrgico.
Risco pré-cirúrgico
Após todos os exames estarem prontos você deve levá-los para uma avalição do risco cirúrgico com o cardiologista ou com o anestesista. Nessa consulta o médico deve colher toda sua historia, realizar exame físico completo, analisar os exames laboratoriais e, a partir desse ponto, escrever um relatório para o cirurgião explicitando os riscos e as recomendações para cada caso.
Outros exames específicos
Existem também alguns exames mais específicos que são solicitados de acordo com a cirurgia e o indivíduo:
- USG de Abdome e mamas: para cirurgias de abdome, lipo e mama.
- Mamografia: no caso de cirurgia de mamas.
- Tomografia da face: para casos específicos de cirurgia no nariz.
- Teste ergométrico e ecocardiograma: geralmente solicitado pelo cardiologista após uma avaliação mais detalhada.
Somente o cirurgião plástico poderá avaliar e indicar uma cirurgia plástica
Não se deve confiar em qualquer profissional para avaliar se uma pessoa pode fazer esse tipo de cirurgia e muito menos para efetivamente realizá-la. Para garantir a eficiência e a segurança do procedimento, devem ser escolhidos apenas cirurgiões que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Estes profissionais são especializados e constantemente passam por cursos de aprimoramento, para atender seus pacientes com mais excelência.
Também é importante ressaltar que o período pós-operatório deve ser estritamente seguido, para garantir a eficiência do procedimento. Portanto, além de realizar os exames antes de uma cirurgia plástica é preciso seguir todas as recomendações do cirurgião, para que os resultados possam ser obtidos.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH
Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica