fbpx

Clínica ProPlastica

Existem riscos em fazer uma rinomodelação?

Existem riscos em fazer uma rinomodelação?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico e estético existem riscos em fazer uma rinomodelação.

Já pensou poder modificar o nariz, mas sem fazer cirurgia plástica? Essa é a proposta da rinomodelação.

Vamos detalhar mais sobre este procedimento neste texto.

O que é rinomodelação?

Rinomodelação é um procedimento não cirúrgico feito no nariz com objetivos estéticos. Também chamado de bioplastia do nariz, esta técnica usa de preenchimento para fazer a modelagem, com substâncias aplicadas por meio de seringas modelando conforme planejado pelo profissional e o cliente.

Atualmente, o material mais utilizado é o ácido hialurônico, indicado para alterações discretas no nariz ou ainda reparos após uma cirurgia plástica no nariz.

Não tem relação nenhuma com a rinoplastia, a qual é um procedimento cirúrgico que pode ter objetivos estéticos ou médicos, como tratamento de problemas respiratórios, por exemplo.

Com a rinomodelação é possível disfarçar pontos no nariz, mas não é possível modificar medidas, como a correção de tamanho que uma rinoplastia pode fazer.

Qual a diferença entre rinoplastia e rinomodelação?

Muitos confundem a Rinomodelação com a Rinoplastia. Porém, a segunda citada é um tratamento cirúrgico onde há a necessidade de internação e anestesia geral. Através dela é possível fazer todos os tipos de alterações no formato e inclusive diminuir o tamanho do nariz de forma definitiva pela remoção de parte da cartilagem/osso do nariz.

Tendo em vista essas diferenças, podemos dizer que a Rinomodelação é um procedimento menos invasivo e conservador, porém seus resultados são limitados em relação à Rinoplastia.

A rinomodelação é um procedimento indicado para aqueles que têm medo de se submeter a procedimentos cirúrgicos.

Qual ambiente pode ser realizado?

Este procedimento é realizado em ambiente ambulatorial (consultório), sob anestesia local através da aplicação de ácido hialurônico no nariz. É um procedimento que dura em torno de 30 min. O resultado é imediato e dura aproximadamente 1 ano.

Riscos em fazer uma rinomodelação

A rinomodelação, por mais simples que pareça ser, pode não ser tão inocente. É extremamente importante que o procedimento seja feito com um profissional que tenha conhecimento na técnica e na indicação de cuidados, caso contrário, a rinomodelação pode oferecer sérios riscos.

São raros os riscos, mas podem acontecer.

Algumas das complicações que podem surgir a partir de alguma reação ou má aplicação são: ondulações na área da aplicada, causando deformações ao invés de ajustes no nariz; necrose, por alguma infecção pela aplicação; ou ainda cegueira.

Recuperação

A recuperação também é bem tranquila, pois não é nada cirúrgico ou invasivo. É normal que a região do nariz ou até a região central toda do rosto fique dolorida e inchada, mas isso é apenas nas primeiras horas após o procedimento.

No máximo, a pessoa sente incômodos locais causados por hematomas por conta dos furos feitos. A recuperação envolve cuidados com a pele, evitando contato com cremes, maquiagem ou até mesmo ficar pegando o tempo todo, a fim de evitar infecções.

Caso a pele não melhore em pouco tempo e apresente sintomas como dores, coceiras, vermelhidão excessiva, o ideal é procurar um médico imediatamente. Em casos graves de infecção, pode ocorrer palidez, febre, dores fortes ou ainda dificuldade para enxergar. Conforme dito, são riscos raríssimos, mas que podem acontecer.

Concluindo, para evitar problemas e amenizar os riscos em fazer uma rinomodelação é fundamental realizar o procedimento com um especialista capacitado, como por exemplo, o cirurgião plástico.

Procure um médico de confiança e faça uma avaliação!

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?