No segundo semestre iniciamos mais uma temporada da Jornada do Conhecimento do Hospital Dia Proplastica e dessa vez o tema abordado foi Habilidades Essenciais Pós-crise na Cirurgia Plástica. Trata-se de mais um tema de grande impacto e relevância mediante o cenário de pandemia.
Vale destacar que o objetivo dos encontros é refletir e informar a comunidade Proplastica sobre as melhores práticas e principais tendências na gestão dos negócios e das pessoas.
Os encontros remotos da Jornada do Conhecimento
No primeiro semestre deste ano onde vivemos momentos atÃpicos e de grandes mudanças estruturais em nossa sociedade, este projeto foi a oportunidade que tivemos de nos adaptar e aprendermos colaborativamente uns com os outros.
Nesta segunda temporada falaremos muito sobre todas as novas temáticas em torno das habilidades essenciais nesta nova sistemática de trabalho que está se redefinindo aos poucos neste momento pós-crise.
Mas, será que já podemos dizer que estamos num perÃodo pós-pandemia?
Discutiremos este assunto com pessoas extraordinárias e com histórias incrÃveis mediante as novas necessidades e interesses que estão impactando nossas vidas e modelos de negócio.
Mudanças pós-pandemia
Uma ponto já temos certeza: o mundo do trabalho será cada vez mais pautado em dados e tecnologia. E as primeiras perguntas que surgem são:
- Nossa força de trabalho está preparada para assumir esse desafio?
- Nossas empresas estão preparadas para atender as necessidades e novas demandas desses consumidores que estão surgindo?
- Como serão essas novas necessidades e novos comportamentos dos nossos clientes?
E para ajudar a refletir um pouco sobre estes questionamentos, o convidado especial deste encontro é o Dr. Fabiano Granville Ponce.
Ele é médico veterinário e possui sólida carreira acadêmica e profissional. Detentor de grande experiência em atendimento a patologias veterinárias de alta complexidade, sendo co-responsável clÃnico por serviço hospitalar de referência brasileira na assistência, ensino e pesquisa em medicina veterinária.
Em determinado momento de sua vida passou a atuar com SEO de um grupo de ClÃnicas Pets e Hospital Veterinário em SP e Porto Alegre.
Destacaremos abaixo os principais pontos desse bate-papo agradável com o Dr. Fabiano.
Habilidades para ser um bom profissional
O profissional que deseja prosperar na carreira e ser reconhecido no ramo em que atua, precisa desenvolver algumas habilidades para que o reconhecimento realmente aconteça.
Qualidades tais como pró-atividade, atitude, engajamento e produtividade são modos de atuar essenciais para que seus superiores fiquem satisfeitos com seu trabalho e, por sua vez, possam retribuir com promoções, maior estabilidade e crescimento profissional. Afinal, as empresas não contratam para demitir o funcionário em 1 ou 2 anos.
Além disso, esse modo responsável de atuação é importante para o andamento de seu próprio trabalho, que correrá sem maiores sobressaltos e com mais tranquilidade.
Qual o novo comportamento do profissional mediante cenário de pandemia e pós-pandemia?
O fim do perÃodo de isolamento nos colocará diante de novos e desconhecidos desafios. Contudo, o primeiro passo para este momento é estarmos cientes de que, passada a crise, nada voltará a ser como antes. Compreendendo isso, podemos nos preparar melhor para o que vem a seguir.
Pequenas, médias e grandes corporações estão se contorcendo para tomar decisões estratégicas inteligentes. Diante de tantos desafios e de uma significativa mudança de mercado, entender a posição da sua empresa e também dos funcionários no novo contexto é primordial.
Analisando este momento e suas repercussões em nossas vidas pessoais e profissionais, surgem algumas novas tendências pós-pandemia.
São elas:
- Educação à distância;
- Trabalho remoto (home-office);
- Aceleração do uso da tecnologia (soluções digitais inteligentes);
- Hábitos de vida mais simples (minimalismo);
- Desenvolver novas habilidades e competências;
- Estudar e adquirir novos conhecimentos;
- Pensamento crÃtico, dentre outros.
Habilidades Essenciais Pós-crise na Cirurgia Plástica
Com o objetivo de evitar aglomerações em hospitais e clÃnicas durante a pandemia do novo coronavÃrus, o presidente sancionou a lei que autorizava o uso da chamada telemedicina enquanto durasse a crise provocada pela covid-19. Sendo assim, podemos considerar este tipo de atendimento como algo que iria suprir a necessidade dos pacientes num momento atÃpico e fizemos uso dele.
Sobretudo, com a flexibilização do isolamento social, houve uma grande procura e interesse pela cirurgia plástica e procedimentos estéticos. E assim, como em outras empresas e negócios, foi necessário adaptar os atendimentos e cirurgias plásticas de acordo com os novos protocolos de segurança, visando o bem-estar e saúde dos pacientes.
Atualmente nós da ProPlastica continuamos atendendo nossos pacientes com uma agenda controlada e reforçamos as medidas de segurança para preservar a vida dos funcionários, pacientes e demais pessoas envolvidas.
A crise na cirurgia plástica pode até existir, mas estamos nos preparando para um novo mundo que envolve novos desafios, impactos, aprendizados, novas atitudes e tomada de decisão.
Os conteúdos dos encontros da Jornada do Conhecimento estão disponÃveis de forma completa no canal do youtube da ProPlastica.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH
Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica