fbpx

Clínica ProPlastica

Importância dos cuidados pré e pós-operatórios

Importância dos cuidados pré e pós-operatórios

O bom resultado de uma cirurgia plástica não depende apenas do procedimento médico, ele depende muito de hábitos e cuidados que o paciente deve tomar antes e depois de passar pela operação. A atenção e interesse nas consultas anteriores à cirurgia, assim como as seguintes, são fundamentais para resolver dúvidas, junto do seu médico, sobre o que deve e não deve ser feito nesses períodos. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre a importância dos cuidados pré e pós-operatórios.

Siga as recomendações do médico no pré e pós-operatório

A princípio, o corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado, a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem  uma energia muito grande do paciente. Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico no pré e pós-operatório.

Vale destacar que, todo cuidado é pouco quando se trata de cirurgia plástica. Alguns pacientes sentem que estão recuperados e prontos para realizar diversas atividades, mas antes de qualquer iniciativa o paciente deve consultar o cirurgião plástico para definir quando se deve ou não voltar à vida normal.

Sobretudo, quem submete-se a uma cirurgia sabe que é preciso manter alguns cuidados para evitar complicações e o paciente passar por uma recuperação saudável e tranquila. Contudo, a cirurgia plástica não é diferente de qualquer outro tipo de cirurgia. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o médico, antes do procedimento, para que o resultado final do processo seja satisfatório.

Geralmente, a perguntas mais comuns são:

  • O que devo levar para o hospital?
  • Tenho que fazer jejum?
  • Devo tomar algum medicamento antes da cirurgia?

Portanto, para acabar com todas as suas dúvidas iremos revelar alguns cuidados essenciais que o paciente deve seguir antes e depois de realizar qualquer cirurgia plástica.

Importância dos cuidados pré e pós-operatórios

Pré-operatório

Também, durante esse momento, o paciente precisa preparar o corpo, a pele e o organismo para a cirurgia. É importante o acompanhamento psicológico, nutricional e fisioterapêutico ou de profissionais da estética que sejam aptos a trabalhar com pré e pós-operatório.

Dependendo da cirurgia, é preciso preparar diversas camadas de tecido do corpo. No geral, podemos intervir com procedimentos que tenham o objetivo de:

  • Melhorar o aporte nutricional e sanguíneo do tecido;
  • Diminuir espessura da camada adiposa, a fim de reduzir o tempo da cirurgia;
  • Melhorar a flacidez tissular e muscular;
  • Orientar a prática de exercícios com um profissional adequado;
  • Orientar a ingestão de água.

Sobretudo, quando o corpo passa por essa preparação, a chance de sucesso no intraoperatório é maior e o tempo de recuperação menor, fazendo com que o retorno às atividades de vida diárias seja mais breve.

Além dos cuidados citados acima, seguem outras recomendações:

  • Realizar uma boa conversa com o seu cirurgião para entender todo o processo;
  • As consultas devem continuar no pós-operatório;
  • Realizar uma investigação médica completa que inclui: histórico médico, doenças, cirurgias prévias, complicações, alergia ou reação à anestesia, mediações de uso regular, suplementos de ervas, álcool, tabagismo ou outras drogas, uso de anticoncepcionais;
  • Realizar todos os exames laboratoriais e outros exames complementares;
  • Parar de fumar e suspender algumas medicações avaliadas pelo médico;
  • Realizar jejum completo no dia da cirurgia e não ingerir quaisquer líquidos e comidas;
  • Realizar acompanhamento multidisciplinar pré e pós-operatório.

Pós-operatório

Depois da cirurgia, é importante conversar com o cirurgião para obter todas as informações possíveis da cirurgia, a fim de entender os cortes cirúrgicos e estruturas lesadas.

É nesse momento que o fisioterapeuta ou profissional da estética têm maior responsabilidade e importância para o paciente. Contudo, é fundamental incluir no seu período pós-operatório sessões com este profissional, de acordo com as recomendações do seu cirurgião plástico.

Outras dicas importantes:

  • O cigarro, assim como os anticoncepcionais e anticoagulantes devem ser evitados por pelo menos 30 dias após a operação;
  • Banhos e lugares quentes também devem ser evitados no período após a cirurgia plástica por facilitarem o sangramento da área operada;
  • O sol também é um risco durante esses dias, pois pode aumentar o inchaço, assim como facilitar o sangramento e o surgimento de manchas na pele;
  • O paciente deve tomar cuidado para não fazer movimentos que forcem a cicatriz, considerando que o tecido precisa de aproximadamente 45 dias para recuperar a força;
  • Acima de tudo, o paciente deve seguir todas as indicações orientadas pelo médico durante as consultas anteriores à cirurgia, assim como nas consultas de acompanhamento.

Sobre a importância dos cuidados pré e pós-operatórios é muito importante considerar as dicas informadas neste texto, mas sobretudo, é fundamental seguir as recomendações específicas do seu cirurgião plástico.

Escreva-me através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?