fbpx

Clínica ProPlastica

Medo de Cirurgia Plástica

Medo de Cirurgia Plástica

O medo da cirurgia plástica é um sentimento que pode impedir o sonho de realizar um procedimento estético. Este tipo de receio vai desde dúvidas sobre a segurança do procedimento até questões relacionadas ao próprio resultado.

Mas, afinal, por que sentimos medo?

O medo é um instinto básico do ser humano, que funciona para o proteger de alguma coisa ou situação.

Portanto, é possível afirmar que sentir medo é natural e ele pode ser controlado mediante situações que nos fazem sentir protegidos, seguros e confortáveis.

A cirurgia plástica é um procedimento que envolve cortes, anestesia, cicatrizes, medicamentos, período pré e pós-operatórios e tudo isso de alguma forma pode implicar na decisão de não realizar a cirurgia. Mas, uma das explicações para isso é o fato de o paciente não ter encontrado o cirurgião plástico de confiança para realizar a sua cirurgia plástica.

Preparamos neste post informações relevantes para ajudar você a tomar a melhor decisão sobre a sonhada cirurgia plástica.

Você não precisa ter medo da Cirurgia Plástica ao seguir estes passos

1 – Procure um Cirurgião Plástico de confiança

A formação de um cirurgião plástico consiste em muitos anos de dedicação, disciplina, ética e responsabilidade. Portanto, podemos dizer que estes comportamentos norteiam uma base sólida tratando da formação profissional de um médico cirurgião.

Veja abaixo a formação necessária para se tornar um Cirurgião Plástico: 

  • 6 anos de Graduação em Medicina;
  • 2 anos de residência em Cirurgia Geral – Nesta fase o médico irá desenvolver uma visão ampla sobre o corpo humano e sua anatomia. Além de praticar as mais variadas técnicas de cirurgia e fazer o acompanhando dos seus pacientes no pós-operatório;
  • 3 anos de residência em Cirurgia Plástica – Esta etapa deve ser cumprida em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e/ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Sobretudo, a exigências em relação à formação de um cirurgião plástico é totalmente justificável, mesmo porque, eles exercem uma função de muita responsabilidade.

Imagine o risco de colocar as expectativas e a vida de uma pessoa nas mãos de alguém que não tem capacidade ou experiência para fazer um procedimento tão específico?

Apesar, do tempo mínimo para a formação de um especialista, os profissionais desta área estão sempre se aperfeiçoando e buscando novas técnicas para levar os melhores tratamentos para os seus pacientes.

2 – Princípios éticos do Cirurgião Plástico

O cirurgião plástico consciente de seus deveres e obrigações, e dos fundamentos do Código de Ética, aprimora seu atendimento para orientar seus pacientes, não só transmitindo a eles segurança, como também a si mesmos nos serviços que se dispõe a realizar.

De fato, a saúde de todo o ser humano deve ser prioridade dos médicos. Portanto, é em benefício do paciente que os cirurgiões plásticos devem agir, com toda a capacidade profissional e respeito aos limites, mesmo que isso signifique desagradar ao paciente.

Vale ressaltar que, especialistas preocupados com a ética na cirurgia plástica não colocam em risco o bem-estar ou a vida dos pacientes realizando procedimentos para os quais não possuem habilitação ou cujos resultados são questionáveis e não detém comprovação dos benefícios. Também evitam submeter o paciente a um procedimento cirúrgico apenas para agradá-lo quando é perceptível que a realização da cirurgia não resultará em benefício para o paciente.

3 – É importante estabelecer uma relação de confiança entre médico e paciente

Além da segurança do paciente é preciso estabelecer uma relação de confiança entre o médico e o paciente. Portanto, desde o primeiro contato o médico deve esclarecer todas as dúvidas do paciente, fazer as orientações corretas e indicar o melhor tratamento. Vale destacar que, o paciente não deve omitir nenhuma informação sobre sua saúde, ou seja, ser sincero.

Uma sugestão é que o paciente faça uma lista de perguntas e esclareça todas elas no período em que antecede a cirurgia plástica.

4 – A escolha do local da cirurgia

Todo procedimento médico deve ser realizado em ambiente seguro. Contudo, existe uma legislação específica que determina os limites para a execução segura de procedimentos em diferentes ambientes, como clínicas, hospitais-dia e hospitais gerais. 

O tipo de procedimento, riscos envolvidos, duração, tipo de anestesia e necessidade de pernoite determinarão o melhor local para sua realização. Obviamente, nenhum local como apartamentos, residências ou clínicas de estética, possui estrutura para realização de procedimentos médicos.

Portanto, o ambiente hospitalar é, por definição, o mais seguro para a execução de qualquer procedimento médico.   

5- Seguir todas as orientações do pré e pós-operatório

A equipe médica e multiprofissional deve garantir ao paciente a melhor qualidade de cuidados: antes, durante e após o procedimento. Sobretudo, orientações pré-operatórias claras e precisas juntamente a uma adequada avaliação clínica promovem um procedimento com máxima segurança. 

A cirurgia deve ser realizada em ambiente seguro, com equipe completa, monitorização do paciente, prevenção de tromboembolismo venoso e controle da dor. No pós-operatório todas essas medidas de segurança devem ser mantidas, inclusive em casa.

O profissional cirurgião e sua equipe prestam assistência ao paciente, avaliando o resultado imediato, cuidando dos curativos e fornecendo orientações de medicação e agendamento de retornos em consultório. 

Os retornos pós-operatórios são fundamentais para permitir a adequada evolução do processo de cicatrização e oferecer assim, o melhor resultado. 

E você quer agendar uma consulta médica para superar de vez o medo da cirurgia plástica? Entre em contato conosco.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?