fbpx

Hospital ProPlastica

O que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta?

O que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta?

Fique por dentro de algumas perguntas e saiba o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta a fim de esclarecer dúvidas e se preparar para a cirurgia

Você sabe qual a importância da primeira consulta antes de uma cirurgia e sabe o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta? As etapas iniciais no processo de preparação para uma cirurgia, seja ela para correções estéticas ou não, é crucial para que o paciente tenha um melhor conhecimento sobre o procedimento que será realizado.

A internet tem um papel também importante nesse momento de saber quais as melhores perguntas, afinal atualmente há uma maior facilidade de acesso à informação sobre diversos assuntos, incluindo aqueles relacionados à saúde.

No entanto, o paciente deve ter muita atenção e cautela a respeito dos locais onde buscar essas informações. Apesar de os mecanismos de pesquisa na web serem grandes facilitadores desse momento preparatório, o mais indicado é se orientar diretamente com o cirurgião.

O que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta?

Por meio das consultas iniciais, antes mesmo de definir qual o plano cirúrgico, é muito importante que o profissional da saúde esclareça toda e qualquer dúvida que o paciente possa ter. Mas para que isso de fato ocorra, é necessário que o paciente saiba o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta.

Por isso, separamos a seguir algumas perguntas que podem ser essenciais para garantir o melhor preparo para a operação.

1. Procedimentos indicados para o paciente

Quando o assunto é saber o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta, um dos principais aspectos que devem ser abordados inicialmente é definir qual ou quais os procedimentos mais indicados para aquele paciente.

Hoje em dia, com o grande acesso à informação na internet, é comum que os pacientes já cheguem no consultório com o desejo de um procedimento em específico. Porém, é fundamental ressaltar que os cirurgiões plásticos são mais capacitados para fazer uma avaliação mais completa do caso.

Com base no que o indivíduo deseja, o médico será capaz de avaliar, dar o seu parecer e indicar qual a conduta mais adequada para o caso, sempre levando em consideração as indicações recomendadas.

2. Resultados passíveis de serem alcançados

Um outro ponto que deve ser muito bem esclarecido e que não pode faltar na lista de “o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta”, é em relação a quais resultados podem ser alcançados a partir daquela operação.

Isso porque nem sempre o que o paciente espera é o que de fato pode ser atingido. Assim, é muito importante alinhar as suas expectativas ao que de fato o tratamento cirúrgico pode oferecer.

3. Cuidados no pré e pós-operatório

Ao se submeter a qualquer tipo de cirurgia, é extremamente relevante orientar os pacientes quanto aos cuidados necessários durante o pré e pós-operatório. O controle de comorbidades, a realização de exames complementares, a manutenção e limpeza dos curativos são alguns exemplos de atitudes muito importantes.

Mas, apesar de existirem alguns cuidados que são gerais, cada procedimento pode exigir manejos específicos tanto antes quanto após a operação. Por isso, é fundamental perguntar sobre isso ao cirurgião plástico na primeira consulta.

4. O que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta: Possíveis riscos associados à cirurgia

Qualquer cirurgia oferece riscos à saúde do paciente, sendo que, a depender do porte (tamanho da operação), esses riscos podem ser mais ou menos graves.

Para se preparar adequadamente para um procedimento cirúrgico, é também essencial que o paciente tenha conhecimento sobre os possíveis riscos que possam estar relacionados ao tratamento.

Esse esclarecimento é parte das obrigações de todos os cirurgiões, sendo necessário inclusive a assinatura do chamado Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), no qual está explicitado as possíveis complicações que podem decorrer da cirurgia.

Por isso, não deixe de incluir essa pergunta na lista de “o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta”.

5. Como é feita a cirurgia

Na primeira consulta, é fundamental perguntar ao cirurgião plástico como o procedimento é realizado. Entender qual anestesia será utilizada, qual a previsão de

duração da operação, qual o tipo de incisão será utilizado, entre outras informações sobre o ato cirúrgico, é uma estratégia interessante no momento pré-cirúrgico.

Questione e esclareça todas as suas dúvidas sobre a cirurgia para que você se tranquilize e se prepare da melhor forma possível.

6. O que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta: Condições de saúde prévias

Apesar de ser um ponto que já está incluso na etapa de avaliação pré-operatória, é muito importante que o paciente também explore e conte ao médico se possui alguma comorbidade ou condição de saúde, como diabetes, hipertensão arterial, problemas da tireoide, etc.

Mesmo que essas comorbidades não sejam consideradas contraindicação absoluta para o tipo de cirurgia escolhida para aquela situação, esse esclarecimento é essencial para que o médico avalie se é viável operar naquele momento ou não.

Faça uma lista dos pontos que você considera principais de serem abordados para que não se esqueça do que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta. Se consulte com um dos médicos da equipe ProPlástica e tenha acesso ao cuidado em saúde que você merece.

Author Info

Redatora

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?