Clínica ProPlastica

O que perguntar na consulta antes da cirurgia plástica

O que perguntar na consulta antes da cirurgia plástica

O pré-operatório é a fase em que o médico avalia o caso do paciente e responde as suas perguntas. Assim, ele passa a compreender todas as etapas que irão ocorrer a partir da primeira fase até o momento da cirurgia. Tudo isso com base em uma relação de confiança, respeito e sinceridade com o cirurgião.

O paciente sempre tem muitas dúvidas e é muito importante tentar esclarecer todos os questionamentos para que ele se sinta mais seguro e confiante.

Portanto, não poupe os questionamentos! Faça todas as perguntas que tenha vontade, mesmo que elas pareçam óbvias. Contudo, elabore uma lista com suas principais questões sobre a cirurgia plástica, para que não se esqueça de nada, por causa do nervosismo ou ansiedade.

Elaboramos algumas sugestões para você saber o que perguntar na consulta. Veja abaixo:

Dúvidas: O que perguntar na consulta antes da Cirurgia Plástica?

Sou um bom candidato para esta cirurgia?

Sobretudo, para o sucesso da cirurgia plástica, é preciso saber se o procedimento é realmente indicado parao paciente. Portanto, esta pergunta não pode faltar na sua lista.

O seu médico avaliará se você está saudável para a cirurgia, se apresenta algum fator de risco, dentre outras situações. Portanto, não deixe de comunicar seu médico sobre doenças que têm ou já teve, sobre outros procedimentos cirúrgicos que já realizou, sobre doenças que outros membros de sua família têm, principalmente os pais. Relate também, todos os medicamentos que você faz uso rotineiramente.

A cirurgia plástica oferece algum risco?

Em primeiro lugar, é importante saber que toda cirurgia plástica oferece riscos. Portanto, é importante perguntar ao cirurgião sobre todos os riscos que envolvem o procedimento que será realizado. E o médico deve ser claro e sincero, informando ao paciente todos os prós e contras do procedimento.

Sobretudo, é nesse momento que éestabelecido uma relação de confiança entre o cirurgião plástico e o paciente.Pois, quando as informações são passadas de forma clara, o médico demonstra quetem conhecimento e está preparado para tal procedimento.

Em qual local será realizado a cirurgia plástica?

Fazer esta pergunta deixa o paciente mais tranquilo para saber se ele fez a escolha certa em relação ao profissional que irá atendê-lo. Pois, é sabido que uma cirurgia plástica não pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo porque toda cirurgia tem seus riscos.

Se o procedimento for realizado em uma clínica, é preciso saber se há uma estrutura adequada para atender o paciente com toda segurança possível em caso de complicações. E se o médico atender em hospital, o mesmo também deve ser estruturado, com UTI disponível, tecnologias e equipes multiprofissionais preparados para um atendimento adequado, caso ocorra alguma emergência.

Procure informações para saber se o cirurgião plástico é credenciado no hospital que ele opera. Faça uma visita na clínica ou hospital e avalie a estrutura, higiene e atendimento da equipe.

Caso você não se sinta seguro após apurar tudo isso, o melhor é procurar uma segunda opinião médica.

Qual será a anestesia utilizada?

Questione seu médico sobre a anestesia utilizada nesse procedimento cirúrgico.  Aproveite para tirar qualquer dúvida que tenha sobre os riscos de tal anestesia, como ela será administrada,quem fará isso e outros questionamentos.

Quais os cuidados é preciso ter antes da cirurgia?

A preparação para uma cirurgia plástica requer vários cuidados especiais com o objetivo de ter um resultado satisfatório.

No geral, o cirurgião plástico irá solicitar vários exames laboratoriais e se necessário, outros complementares para avaliar se o paciente encontra-se em boa saúde para realizar o procedimento. Além dos exames, o médico faz recomendações sobre:

  • Alimentação equilibrada;
  • Hidratação do corpo. Pois, é preciso beber bastante líquido para manter o corpo em equilíbrio;
  • A prática correta de atividades físicas;
  • Orientações sobre medicamentos que devem ser suspensos antes da cirurgia;
  • Recomendações sobre o fumo e bebidas alcoólicas;
  • Como será o acompanhamento médico após a cirurgia.

Quando o paciente segue todas as orientações do médico, o procedimento realizado tem mais chances de ter resultados melhores.

Quais cuidados é preciso ter depois da cirurgia?

Assim como os cuidados na fase pré-operatória é importante, o período após a cirurgia é fundamental para que tudo corra bem.

Mas, vale ressaltar que, para cada procedimento é necessário cuidados específicos. Portanto, verifique com seu médico.

No geral, conheça alguns cuidados para que você faça as perguntas adequadas:

  • Repouso;
  • Uso de compressas quentes ou frias;
  • Sessões de drenagem linfática;
  • Uso de medicamentos, como por exemplo, analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos;
  • Cuidados na higienização da região da cirurgia;
  • Alimentação;
  • Uso de malha cirúrgica.

Vou conquistar o resultado que eu quero?

Ao conversar com seu cirurgião plástico, fale sobre as suas expectativas em relação ao resultado final da cirurgia. Este momento é muito importante, pois é comum pessoas quererem fazer cirurgia plástica com o objetivo de ficar igual ao resultado de uma amiga ou celebridade.

Normalmente, o paciente tem uma visão errada sobre o procedimento que não pode dar o resultado que ele espera e somente um médico especialista poderá fazer esta avaliação. E através de uma conversa esclarecedora, é possível alinhar todas as expectativas sobre o resultado final.

Como ficarão as cicatrizes?

No geral, toda cirurgia plástica deixa alguma cicatriz, devido ao trauma dos tecidos. Todavia, dependendo do procedimento ou da técnica utilizada pelo cirurgião, ela pode ficar mais aparente ou não.

Muitos profissionais utilizam métodos de camuflagem de cicatrizes. Em plásticas na face, por exemplo, elas podem ficar escondidas nos cabelos ou em regiões de sombra, quase imperceptíveis aos olhos dos outros. Portanto, não deixe de verificar a possibilidade com o seu cirurgião de tornar essa cicatriz o menos evidente possível.

Concluindo, o planejamento de uma cirurgia plástica envolve diversas dúvidas, medos, ansiedade e incertezas. Mas, quando a preparação é feita com cuidado, zelo e profissionalismo, os resultados obtidos no final serão bastante adequados.

Sobretudo, busque um cirurgião plástico de confiança, membro da SBCP, e que te deixe a vontade para saber de todos os detalhes da cirurgia plástica que será realizada.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Rezende
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?
Powered by