fbpx

Clínica ProPlastica

Otoplastia – Dicas de como se preparar para a cirurgia de orelha.

Otoplastia – Dicas de como se preparar para a cirurgia de orelha.

Saber como se preparar para a cirurgia de orelha é imprescindível para quem vai realizar o procedimento. A cirurgia requer alguns cuidados específicos que precisam ser considerados pelo paciente.

A otoplastia, mais conhecida como a cirurgia de orelha, serve para corrigir orelhas salientes ou desfiguradas, melhorando a forma, a posição ou as proporções delas. O procedimento corrige defeitos na estrutura das orelhas que podem estar presentes desde o nascimento e ficam aparentes com o desenvolvimento. Também trata deformações causadas por lesões.

A otoplastia oferece uma forma mais natural às orelhas, dando equilíbrio e proporcionalidade à face e melhorando a autoestima do paciente.

Assim como qualquer adulto, as crianças a partir dos 7 anos já podem realizar a otoplastia. Nessa idade, a cartilagem da orelha termina de se desenvolver e já é estável o suficiente para passar por correções.

Falaremos abaixo sobre algumas informações e dicas importantes para você se preparar da melhor forma para a cirurgia de orelha.

Procure por um especialista de confiança

A cirurgia deve ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Uma boa consulta pré-operatória, além de preparar o paciente para a cirurgia, deverá fazer com que ele compreenda seu problema, compreenda a solução proposta, riscos e benefícios do procedimento, e alinhe a expectativa ideal com as possibilidades de tratamento e que tipo de resultado poderá ser alcançado.

Portanto, faça uma pesquisa e faça a sua cirurgia de orelha com um médico de confiança.

Esclareça todas as dúvidas sobre a sua cirurgia de orelha

É de extrema importância esclarecer todas as dúvidas com o cirurgião plástico sobre a otoplastia. É natural sentir ansiedade e dúvidas antes do procedimento, seja pela expectativa pelos resultados ou pelo receio do processo pré e pós-operatório.

O cirurgião deve explicar como cuidar das orelhas após a cirurgia, os medicamentos que precisam ser aplicados ou tomados para ajudar na cicatrização e como reduzir os riscos de infecção.

Planeje uma data favorável

O planejamento da data da cirurgia é essencial para a sua recuperação. Pois, são necessários alguns dias de cuidados específicos visando o sucesso da cirurgia.

Em crianças, dependendo do tipo de correção na orelha e se houver maior inchaço, geralmente recomenda-se aguardar de dois dias a  uma semana para voltar à escola, para evitar o risco de trauma nas orelhas recém-operadas. 30 dias sem fazer educação física.. Nos adultos, geralmente em dois dias. Atividade física deverá ser leve no início, evitando-se trauma no local operado.

Exames laboratoriais

A otoplastia é realizada com anestesia local, com ou sem sedação e, às vezes com anestesia geral. No caso da anestesia local apenas, exames de sangue são suficientes. Caso tenha sedação ou anestesia geral, requer que sejam realizados todos os exames pré-operatórios preconizados. Entre eles estão o exame de sangue, e pode ser necessário Rx do tórax e o eletrocardiograma com risco cirúrgico.

Deve ser interrompido o uso de qualquer outro remédio que altere a coagulação do sangue, como por exemplo, o ácido acetilsalicílico.

Pare de fumar antes da cirurgia

O hábito de fumar aumenta, consideravelmente, o risco de complicações durante e após uma cirurgia plástica, especialmente no aparelho respiratório.

A nicotina e as toxinas provocam uma diminuição no calibre dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação. Isso significa que chegarão menos oxigênio e nutrientes aos tecidos cutâneos, o que não só dificulta a cicatrização, mas aumenta, vertiginosamente, o risco de necrose na pele.

Por isso, a recomendação é parar de fumar, no mínimo, durante 30 dias antes e 30 dias depois do procedimento. O cirurgião deve apresentar todos os motivos de por que parar de fumar antes de uma cirurgia plástica e explicar todos os riscos envolvidos caso o paciente não siga as orientações relacionadas ao fumo.

Informar ao médico sobre o hábito de fumar é importante para que ele possa identificar os riscos de desenvolver complicações em cada paciente e interferir, quando necessário, para preveni-los.

Resultado da cirurgia de orelha

Saber como se preparar para a otoplastia irá ajudar muito nos resultados da cirurgia. Em casos de orelhas de abano, geralmente os resultados são quase imediatos e visíveis apesar do edema.

As cicatrizes da cirurgia ficam bem escondidas atrás da orelha, acompanhando as suas dobras naturais. Caso a cirurgia seja fechada, ela não possui cicatrizes, apenas os pontos de entrada da agulha.

 

Lembre-se que é importante seguir todas as recomendações do médico para que a cirurgia seja um sucesso. E retornar ao consultório médico para avaliação médica, e então serão combinados os próximos retornos.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?
Powered by