fbpx

Clínica ProPlastica

Pacientes devem pesquisar sobre a qualificação de médicos

Pacientes devem pesquisar sobre a qualificação de médicos

Pesquisar sobre a qualificação de médicos é uma forma de se sentir mais seguro em relação ao procedimento que irá realizar.

Para se tornar um médico é preciso passar por uma extensa formação – 11 anos – e continuar sua busca por novos conhecimentos continuamente.

Conheça um pouco sobre a formação do médico cirurgião plástico.

Formação para se tornar um cirurgião plástico

Para que um médico se torne um especialista na realização de cirurgias plásticas, ele deve percorrer um longo caminho, que exige tempo e dedicação aos estudos.

Então, mesmo depois de formado no curso de Medicina, o profissional precisa fazer residência durante mais cinco anos. Só então ele será considerado um cirurgião plástico.

Assim, nos dois primeiros anos de residência médica, o profissional conquista o título de cirurgião geral. É neste período que ele passa a ter intimidade com os procedimentos cirúrgicos diversos, mesmo aqueles que não estão relacionados a essa especialidade.

Porém, para ser considerado cirurgião plástico, ele ainda precisa estudar mais três anos, fazendo residência em cirurgia plástica em uma das escolas credenciadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), único órgão oficial reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Qualificação de médicos – Como encontrar um bom cirurgião plástico?

O primeiro passo antes de agendar uma consulta é investigar as qualificações, reputação e experiência do médico.

A primeira orientação é checar se o médico responsável pelo procedimento tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina do estado em questão. Além disso, recomenda-se buscar profissionais com especialização na área — as duas informações podem ser localizadas na página do órgão.

Ser filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não é obrigatório, mas é outra forma de o paciente resguardar-se — mais uma vez, é possível fazer a checagem no site da entidade. Vale frisar que o procedimento deve ser feito em ambiente adequado, com todo o aparato necessário.

Comumente recomendações pessoais são sempre úteis, mas deve ter em mente que os cirurgiões tendem a especializar-se em determinados tipos de cirurgia. Portanto, tenha cuidado em basear a sua decisão unicamente em opiniões de alguém porque a situação dessa pessoa pode ser bastante diferente da sua.

O cirurgião deve satisfazer critérios específicos para lhe dar um nível de confiança na suas capacidades.

Cirurgia Plástica não é só Cirurgia Estética

A Cirurgia Plástica não é só Cirurgia Estética, inclui também Cirurgia Reconstrutiva na qual o cirurgião ajuda as pessoas a recuperarem as suas vidas e a se sentirem mais confortáveis consigo mesmas. O cirurgião plástico deve estar treinado nos seguintes procedimentos reconstrutivos: queimaduras, tratamento de feridas e trauma; tratamento de cancro e tumores; correção de malformações congênitas e lesões adquiridas; cirurgia da mão; cirurgia maxilofacial e craniofacial e reconstrução micro cirúrgica.

Pesquise também sobre a qualificação de médicos que atendem estas especialidades.

Lista de perguntas para a consulta médica

Uma das formas de se preparar para uma consulta médica é fazer uma lista de perguntas e levar para o dia marcado. Assim, é possível sanar todas as dúvidas.

Faça todas as perguntas que tiver vontade.

Abaixo, seguem algumas sugestões de perguntas para fazer ao cirurgião plástico:

  • Qual é a sua especialidade?
  • Que experiência tem em realizar esta cirurgia?
  • Qual é a preparação do paciente para a cirurgia?
  • Que resultados é possível esperar da cirurgia e quanto tempo eles duram?
  • Quais os riscos e complicações do procedimento?
  • Quanto tempo demora a recuperação e o que é que envolve?
  • Quanto tempo tem que ficar afastado do trabalho?
  • Como será o pós-operatório?
  • Fica com cicatrizes?
  • Quando será possível fazer exercícios físicos novamente?

Estas são algumas perguntas que podem entrar para a lista, e como cada paciente tem um caso, as perguntas específicas também devem ser feitas antes do dia da cirurgia. Assim, o paciente se sentirá mais tranquilo e seguro, já sabendo as etapas do procedimento cirúrgico.

Sobretudo, é muito importante saber da qualificação de médicos e também de todo processo que envolve a cirurgia plástica, como por exemplo, o pré e pós-operatório, resultados, riscos, dentre outros.

Portanto, após escolher um cirurgião plástico de confiança, converse bastante com ele sobre tudo que for pertinente ao assunto.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?