fbpx

Clínica ProPlastica

Perguntas a serem feitas ao cirurgião antes da Lipo

Perguntas a serem feitas ao cirurgião antes da Lipo

Você sabe quais são as perguntas a serem feitas ao cirurgião antes da lipo?

A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas pessoas. Mas, vale destacar que ela não é uma cirurgia que trata obesidade, pois de acordo com os protocolos de segurança somente é possível retirar entre 5% a 7% de gordura corporal.

Se você está pensando em fazer uma lipo, saiba quais são as perguntas que são importantes fazer para o cirurgião plástico antes de realizá-la.

Perguntas a serem feitas ao cirurgião antes da lipo

O recomendado é que antes de chegar ao consultório, você elabore uma lista com suas principais questões sobre a cirurgia plástica, para que não se esqueça de nada, por causa do nervosismo ou ansiedade.

1 – Qual local será feita a cirurgia?

Saber o local onde a sua cirurgia plástica será realizada é uma das perguntas mais importantes a serem feitas ao seu cirurgião. Isso porque toda cirurgia tem seus riscos e é necessário que o local dê toda assistência ao paciente.

Por isso, uma cirurgia plástica sempre deve ser feita em hospitais estruturados, que contam com UTI, tecnologias e equipes multiprofissionais disponíveis para seu atendimento, caso ocorra alguma emergência.

Informe-se sobre os hospitais que o seu médico é credenciado e faça pesquisas para ver qual deles é o mais adequado para a sua internação, comparando as vantagens e preços. Você pode, inclusive, fazer visitas ao estabelecimento para visualizar como é a rotina de atendimentos na prática. Assim, você terá a garantia que o local apresenta a qualidade necessária.

2 -Quais são as partes do corpo que podem ser lipoaspiradas?

Geralmente as principais áreas são: barriga, costas, cintura, culotes, região interna das coxas e papadas.

3 – Quais são os riscos da cirurgia?

Toda cirurgia apresenta riscos e, na primeira consulta com o cirurgião plástico, é importante que todos eles sejam expostos para que uma análise completa dos prós e contras do procedimento possa ser feita. Nesse momento, o paciente também vai poder perceber o quão preparado o médico e sua equipe profissional está para realizar a parte técnica com toda segurança e cuidados necessários. Entre as medidas que podem ser aplicadas para minimizar os riscos, estão:

  • Seguir à risca as recomendações do profissional para o pré e o pós-operatório;
  • Realizar exames clínicos completos para averiguar se existem condições adequadas de saúde para a operação.

4 – Qual é o tipo de anestesia utilizada na lipo?

Comumente, as pessoas têm dúvidas sobre a anestesia. Discutir as opções de anestesia com o seu médico, ajudará você a se preparar física e mentalmente para um procedimento seguro e tranquilo.

5 – Tenho excesso de pele, o que fazer?

Os pacientes que têm muito excesso de pele ou flacidez na barriga podem precisar de uma cirurgia plástica de abdominoplastia associada para retirar o excesso de pele. A pele tende sofrer retração após a lipo, mas em muitos casos isso não é suficiente para resolver o problema de flacidez de pele.

6 – Como será a fase pós-cirurgia?

A fase de recuperação é crucial para conquistar resultados positivos. Verifique com o seu médico quais serão as necessidades do pós-operatório. Entre elas, estão:

  • Respeitar o período de repouso indicado pelo médico;
  • Fazer as sessões de drenagem linfática, de acordo com a indicação do cirurgião plástico;
  • Utilizar somente os medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos que o médico receitar;
  • Realizar cuidados na higienização da região da cirurgia;
  • Manter uma alimentação equilibrada e beber bastante água.

Outro detalhe muito importante que deve ser explicado é sobre quais são os sintomas normais após a cirurgia plástica. Sentir dores e apresentar inchaços ou hematomas é algo bem comum. No entanto, quando muito intensos ou diferentes do que foi elencado como normal, como falta de ar ou batimentos cardíacos acelerados, o paciente deve procurar o médico ou uma emergência imediatamente.

7 – Quando é preciso retornar ao médico após a cirurgia?

Logo após a cirurgia, algumas visitas ao consultório serão indispensáveis. Nelas, o profissional observará a evolução das cicatrizes e também fará a retirada dos pontos. Com o passar do tempo, o resultado definitivo é estabelecido e as consultas passam a ficar mais espaçadas. Contudo, é importante que o profissional destaque que o contato entre médico e paciente não pode ser perdido, pois todas as fases do processo de recuperação devem ter o acompanhamento do cirurgião responsável.

8 – O resultado da lipoaspiração é para sempre?

A lipoaspiração remove a gordura de forma segura com um tempo mínimo de recuperação. As células de gordura que são removidas durante a lipo não crescem de volta.

É claro que após o procedimento o paciente precisa tomar alguns cuidados com a alimentação e exercícios físicos, pois a gordura localizada pode voltar devido a hábitos inadequados.

Sobretudo, nenhum procedimento poderá parar o processo de envelhecimento. O avanço da idade irá produzir mudanças na forma do seu corpo mesmo depois da lipoaspiração. De qualquer forma os benefícios do procedimento sempre ficarão aparentes.

No geral, as perguntas a serem feitas ao cirurgião antes da lipo são bem particulares, mas tem perguntas que não podem ficar de fora da lista, como por exemplo, as citados neste texto.

Procure um cirurgião plástico de confiança e esclareça outras dúvidas.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?