Hoje iremos falar das diferenças do processo pós-operatório da otoplastia fechada e da otoplastia tradicional. Ambas as técnicas tem seus benefícios e suas particularidades, e o paciente é orientado em consulta médica sobre como funciona cada procedimento, além das possibilidades de melhora e seus devidos resultados.
A otoplastia é a cirurgia plástica que corrige deformidades nas orelhas. A maioria dessas deformidades é congênita e a mais comum delas é orelha de abano ou orelhas proeminentes.
Os resultados da cirurgia para corrigir as orelhas promovem um rosto com mais equilíbrio estético. Além de melhorar a autoestima do paciente, fazendo com que eles se sintam mais felizes e de bem com o seu reflexo no espelho.
Mas para que o resultado seja satisfatório, é necessário que o paciente respeite os cuidados do pós-operatório.
Qual a diferença da otoplastia fechada e tradicional?
A otoplastia fechada é realizada sem cortes e sem raspagem da cartilagem. Sendo assim, o cirurgião faz a remodelagem das orelhas utilizando um fio (que pode ser considerado de sustentação, pois é um fio que sustenta a dobra da orelha) não absorvível, através de pontos transcutâneos. Estes pontos são feitos através de punturas na pele intacta, e isso permite vantagens no processo pós-operatório. Vale ressaltar que os pontos não são retirados, ou seja, eles permanecem no organismo do paciente.
Já na otoplastia tradicional, o cirurgião faz incisões atrás das orelhas para retirar o excesso de pele e às vezes de cartilagem e corrigir sua projeção, além de aproximá-las do crânio. Nesta técnica é necessário que o paciente saia da cirurgia com um curativo para proteger a área operada.
A otoplastia sem cortes oferece o mesmo resultado que a otoplastia tradicional. Porém, na otoplastia fechada o paciente tem a possibilidade de retornar às suas atividades no dia seguinte. Vale lembrar que, o pós-operatório é mais tranquilo, mas também requer cuidados específicos.
Cuidados pós-operatório
Otoplastia fechada
Geralmente, o pós-operatório da otoplastia fechada é mais tranquilo porque trata-se de uma técnica sem cortes, portanto, sem cicatriz, sem necessidade de tirar pontos, com menor inchaço, menor risco de infecção e hematoma. Em alguns casos, existe um risco pequeno de queloide nos orifícios onde entram as agulhas.
Alguns cuidados específicos:
- Ao contrário da otoplastia tradicional, nesta técnica não há a necessidade de usar curativos ou faixa elástica durante o dia;
- Para evitar atrito com o travesseiro, o paciente precisa dormir de barriga para cima no período estipulado pelo médico;
- Evitar exercícios físicos e traumas nas orelhas por no mínimo 30 dias;
Otoplastia tradicional
Devido à delicadeza da cartilagem e às numerosas curvas existentes, a recuperação completa da otoplastia tradicional, normalmente pode levar aproximadamente de dois a três meses. Tempo necessário também para a completa reabsorção do inchaço.
Alguns cuidados específicos:
- No geral, é preciso permanecer em repouso por dois ou três dias, mantendo a cabeça sempre elevada;
- O curativo em forma de capacete colocado no final da cirurgia pode ser retirado após um a três dias;
- Utilizar faixa elástica compressiva por cima das orelhas por aproximadamente duas semanas. Geralmente, na primeira semana é preciso manter a faixa 24 horas por dia e depois por 12 horas diárias;
- Não tracionar as orelhas evitando que os pontos se rompam;
- Retomar as atividades físicas após 30 dias. No caso de modalidades com risco de trauma na cabeça, por exemplo, futebol, deve ser evitado por aproximadamente 60 dias;
Viu como o pós-operatório da otoplastia fechada possui características interessantes em relação à otoplastia tradicional?
É muito importante salientar que, o paciente precisar estar no seu melhor quadro de saúde, ou seja, sem a presença de infecções de qualquer tipo para se submeter a um procedimento cirúrgico.
Procure um cirurgião plástico de confiança para esclarecer mais sobre o assunto.
Sentiu interesse em conhecer mais sobre a técnica de otoplastia fechada? Chame no Whatsapp da Proplastica (31 99995-5738) para esclarecermos suas dúvidas.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH
Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056