Clínica ProPlastica

Pós-operatório da Otoplastia fechada e da Otoplastia tradicional

Pós-operatório da Otoplastia fechada e da Otoplastia tradicional

Hoje iremos falar das diferenças do processo pós-operatório da otoplastia fechada e da otoplastia tradicional. Ambas as técnicas tem seus benefícios e suas particularidades, e o paciente é orientado em consulta médica sobre como funciona cada procedimento, além das possibilidades de melhora e seus devidos resultados.

A otoplastia é a cirurgia plástica que corrige deformidades nas orelhas. A maioria dessas deformidades é congênita e a mais comum delas é orelha de abano ou orelhas proeminentes.

Os resultados da cirurgia para corrigir as orelhas promovem um rosto com mais equilíbrio estético. Além de melhorar a autoestima do paciente, fazendo com que eles se sintam mais felizes e de bem com o seu reflexo no espelho.

Mas para que o resultado seja satisfatório, é necessário que o paciente respeite os cuidados do pós-operatório.

Qual a diferença da otoplastia fechada e tradicional?

A otoplastia fechada é realizada sem cortes e sem raspagem da cartilagem. Sendo assim, o cirurgião faz a remodelagem das orelhas utilizando um fio (que pode ser considerado de sustentação, pois é um fio que sustenta a dobra da orelha) não absorvível, através de pontos transcutâneos. Estes pontos são feitos através de punturas na pele intacta, e isso permite vantagens no processo pós-operatório. Vale ressaltar que os pontos não são retirados, ou seja, eles permanecem no organismo do paciente.

Já na otoplastia tradicional, o cirurgião faz incisões atrás das orelhas para retirar o excesso de pele e às vezes de cartilagem e corrigir sua projeção, além de aproximá-las do crânio. Nesta técnica é necessário que o paciente saia da cirurgia com um curativo para proteger a área operada.

A otoplastia sem cortes oferece o mesmo resultado que a otoplastia tradicional. Porém, na otoplastia fechada o paciente tem a possibilidade de retornar às suas atividades no dia seguinte. Vale lembrar que, o pós-operatório é mais tranquilo, mas também requer cuidados específicos.

Cuidados pós-operatório

Otoplastia fechada

Geralmente, o pós-operatório da otoplastia fechada é mais tranquilo  porque trata-se de uma técnica sem cortes, portanto, sem cicatriz, sem necessidade de tirar pontos, com menor inchaço, menor risco de infecção e hematoma. Em alguns casos, existe um risco pequeno de queloide nos orifícios onde entram as agulhas.

Alguns cuidados específicos:

  • Ao contrário da otoplastia tradicional, nesta técnica não há a necessidade de usar curativos ou faixa elástica durante o dia;
  • Para evitar atrito com o travesseiro, o paciente precisa dormir de barriga para cima no período estipulado pelo médico;
  • Evitar exercícios físicos e traumas nas orelhas por no mínimo 30 dias;

Otoplastia tradicional

Devido à delicadeza da cartilagem e às numerosas curvas existentes, a recuperação completa da otoplastia tradicional, normalmente pode levar aproximadamente de dois a três meses. Tempo necessário também para a completa reabsorção do inchaço.

Alguns cuidados específicos:

  • No geral, é preciso permanecer em repouso por dois ou três dias, mantendo a cabeça sempre elevada;
  • O curativo em forma de capacete colocado no final da cirurgia pode ser retirado após um a três dias;
  • Utilizar faixa elástica compressiva por cima das orelhas por aproximadamente duas semanas. Geralmente, na primeira semana é preciso manter a faixa 24 horas por dia e depois por 12 horas diárias;
  • Não tracionar as orelhas evitando que os pontos se rompam;
  • Retomar as atividades físicas após 30 dias. No caso de modalidades com risco de trauma na cabeça, por exemplo, futebol, deve ser evitado por aproximadamente 60 dias;

 

Viu como o pós-operatório da otoplastia fechada possui características interessantes em relação à otoplastia tradicional?

É muito importante salientar que, o paciente precisar estar no seu melhor quadro de saúde, ou seja, sem a presença de infecções de qualquer tipo para se submeter a um procedimento cirúrgico.

Procure um cirurgião plástico de confiança para esclarecer mais sobre o assunto.

Sentiu interesse em conhecer mais sobre a técnica de otoplastia fechada? Chame no Whatsapp da Proplastica (31 99995-5738) para esclarecermos suas dúvidas.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

 

 

 

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?