Clínica ProPlastica

Posso engravidar após a abdominoplastia?

Posso engravidar após a abdominoplastia?

A resposta é sim! A abdominoplastia pode ser feita antes ou depois de engravidar. Esta cirurgia plástica tem por objetivo retirar a gordura e excesso de pele localizada no abdômen, além de reforçar os músculos abdominais dando-lhes firmeza. Mas, vale ressaltar que este procedimento só pode ser realizado aproximadamente 1 ano após a gestação e são necessários avaliação e autorização médica.

A cirurgia é preferencialmente aconselhada após o parto, especialmente quando a mulher decide que não quer mais filhos. Isto ocorre porque, durante a gestação, a pele da barriga estica muito e os resultados alcançados na abdominoplastia podem ser comprometidos.

No entanto, não há contraindicação entre a abdominoplastia e a gravidez mesmo no caso de uma paciente que queira engravidar novamente após o procedimento. Se for este o seu caso, busque informações com seu médico antes de dar início à sua nova gestação.

Diferenças percebidas pelas gestantes que engravidaram após abdominoplastia

Nesta gestação a mulher pode perceber algumas diferenças em relação ao crescimento e aspecto barriga. Vamos conferir alguns deles:

  • Tamanho da barriga: a barriga pode crescer menos, mas é importante dizer que isso não irá atrapalhar o desenvolvimento do seu bebê;
  • Sensação de desconforto: geralmente algumas mulheres podem sentir a barriga um pouco dolorida, com a sensação de ter feito exercícios abdominais;
  • Estrias: o risco de estrias é comum, pois a pele continua esticando normalmente. Por isso, é importante hidratar a pele constantemente;
  • Tipo de parto: o parto pode ser cesariana ou normal, e o corte da cesárea não interfere em nada na cirurgia plástica;
  • Curiosidade: como a mulher tem menos gordura na barriga, isso pode facilitar que ela sinta o bebê com mais intensidade ao se mexer.

Minha barriga voltará ao normal após a gravidez?

Esta é a dúvida mais comum das pacientes que engravidaram após abdominoplastia.

Então vale lembrar que, se a mulher não ganhou muito de peso durante a gravidez e usou bastante creme hidratante, fez exercício,a barriga deve voltar à uma  aparência próxima à que tinha antes de engravidar, mas  menos “chapada” e mais natural.

Em contrapartida, se estes cuidados não foram tomados a barriga pode ter estrias, nova flacidez de pele e o acúmulo de gordura pode aumentar o volume abdominal. Mas, geralmente a barriga não deve voltar a ser o que era antes da cirurgia plástica. Ela apresentará mais firmeza já que os músculos abdominais foram costurados na abdominoplastia e isso provavelmente  irá mudar pouco com a gestação.

 

Comunique seu cirurgião plástico sobre a gravidez

A notícia de receber um filho é sempre uma alegria! Comunicar os familiares e amigos sobre a novidade é muito prazeroso!

Logo, a primeira consulta com o obstetra é agendada para dar início ao pré-natal. Mas, para você que fez abdominoplastia antes de engravidar, é recomendado um acompanhamento com seu cirurgião plástico. E este processo deve acontecer antes e depois do parto, pois ele irá lhe passar todas as orientações nos períodos pré e pós-operatórios.

Aproveite e faça uma lista de perguntas para esclarecer com seu cirurgião, pois não há nada melhor que uma boa conversa para esclarecer mitos e verdades sobre o assunto.

Cuidados após o parto

O seu obstetra irá lhe orientar sobre os cuidados que você deverá ter com seu corpo no período de resguardo. E além dos fatores que envolvem a recuperação do parto, alguns cuidados para manter a boa estética da abdominoplastia devem ser realizados em conjunto.

Confira algumas dicas:

  • Use a cinta modeladora;
  • Hidrate a pele todos os dias;
  • Alimente-se adequadamente. Prefira alimentos de fácil digestão e que sejam saudáveis;
  • Beba bastante líquido (mínimo 2 litros ao dia);
  • Faça repouso, mas nem tanto. O movimento do corpo ajudará a evitar complicações, como por exemplo, trombose.
  • A prática de exercícios físicos deverá ser retomada apenas com a autorização do seu médico.

Gerar um filho é maravilhoso! Desfrute de cada momento e cuide-se para ter uma gestação feliz e saudável.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

 

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?