Clínica ProPlastica

Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

Posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

Recebemos muitos pacientes em nosso consultório com a seguinte dúvida: posso fazer a cirurgia estando acima do peso?

No geral, não existe nenhum protocolo firmado a respeito do peso ideal para se submeter a uma cirurgia plástica. O que é consenso entre todos os especialistas é que, quanto mais próximo do peso ideal, melhor será esse resultado e que pacientes com obesidade apresentam muitos riscos associados à cirurgia plástica.

A organização mundial de saúde recomenda a utilização do IMC como parâmetro para determinar se o peso está ou não adequado para a sua altura. Mas, calcular IMC não resolve todos os problemas. Este é apenas um parâmetro e não leva em conta outros fatores como: sexo, idade, condicionamento físico, boa saúde e a estrutura corporal.

Então usando o parâmetro IMC para exemplificar melhor, seria: 

IMC menor ou igual a 25 (peso ideal para OMS): baixo risco

IMC entre 25 e 30 ( sobrepeso): risco moderado

IMC igual ou maior que 30 ( obesidade): alto risco, sendo contra indicada a cirurgia plástica, antes do emagrecimento, por grande parte dos cirurgiões.

Fatores a serem considerados sobre o peso ideal para cirurgia plástica

No geral, a cirurgia plástica não tem o emagrecimento como propósito em nenhum de seus procedimentos. O objetivo é sempre a melhora do contorno e do aspecto corporal. É importante salientar que o corpo a ser melhorado é aquele que o paciente efetivamente tem, e não aquele que ele gostaria de ter.

Portanto, há alguns fatores a serem considerados sobre o peso ideal para fazer uma cirurgia plástica:

  • A obesidade ou o sobrepeso são fatores de risco em qualquer procedimento cirúrgico, pois podem elevar o risco cardiovascular, dificultar a anestesia e complicar a cicatrização, uma vez que a gordura em excesso tenciona a pele e os tecidos. Para um bom resultado, o ideal é que haja sobra de pele suficiente na realização de procedimentos que envolvam a sua retirada, como a abdominoplastia; 
  • Quando uma paciente que está acima do peso se submete a uma cirurgia, geralmente há perda dos resultados caso ela reduza o peso após o procedimento (ocorre com a cirurgia para levantamento das mamas, por exemplo). Por outro lado, se houver ganho de peso, pode haver alargamento das cicatrizes e formação de estrias;
  • Nos procedimentos que retiram gordura, existe a ilusão de que isso, por si só, reduzirá o peso. Mas, não é verdade. Em uma abdominoplastia, por exemplo, pode-se aspirar a gordura localizada e retirar o excesso de pele, e mesmo assim o peso da paciente continuará muito próximo ao anterior à operação. Existem limites de quantidade de gordura a ser retirada a fim de promover a segurança da paciente, já que também ocorre perda sanguínea durante a cirurgia. Tratar a gordura localizada não significa necessariamente emagrecer. Por isso, é interessante que a paciente esteja dentro ou próxima de seu peso ideal antes de submeter-se à cirurgia plástica.

Já que não posso fazer a cirurgia estando acima do peso – Quais são as recomendações?

É sabido que, alcançar o peso ideal oferece alguns benefícios para a saúde. E que geralmente contribui, por exemplo, para baixar a pressão arterial, a glicemia e o colesterol.

Contudo, adquirir novos hábitos não é fácil, mas com disciplina e foco tudo é possível. Por isso, comece colocando mais determinação no processo de bem-estar, ao invés de colocar metas de peso para alcançar.

Entretanto, a combinação de uma boa alimentação e a prática de exercícios é um grande passo para melhorar o peso corporal.

No processo de emagrecimento, você deve seguir algumas dicas para levar um estilo de vida saudável:

  • Ficar atenta ao peso, mas sem neura;
  • Aprender a identificar a fome para diferenciar-la da vontade de comer;
  • Evitar alimentos industrializados e bebidas açucaradas;
  • Respeitar a hora das refeições, alimentando-se com calma;
  • Fazer atividade física diariamente.

Concluindo, nem todas as pessoas precisam emagrecer para realizar uma cirurgia plástica. O peso ideal é aquele que a paciente vai manter com mais facilidade para evitar oscilações e a consequente perda dos resultados alcançados na cirurgia plástica.

Geralmente, o cirurgião plástico pode se recusar a realizar a cirurgia caso o sobrepeso seja muito acentuado, pois os riscos serão maiores e as expectativas da paciente, muito provavelmente, serão frustradas.

Por isso, mais do que simplesmente recorrer à cirurgia plástica, uma pessoa que queira emagrecer deve buscar um tratamento multidisciplinar, que envolva uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas. O procedimento cirúrgico será a última etapa desse processo, como forma de aperfeiçoar os contornos do corpo.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Qual a sua dúvida sobre fazer cirurgia acima do peso?
Powered by