fbpx

Clínica ProPlastica

Procedimentos Cirúrgicos

Procedimentos Cirúrgicos

Você gostaria de realizar procedimentos cirúrgicos?

Com o avanço da tecnologia, as técnicas cirúrgicas são cada vez mais aperfeiçoadas. Para esclarecer cada uma delas, iremos abordar os detalhes dos procedimentos cirúrgicos mais procurados pelos pacientes.

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica que tem como objetivo aumentar a mama feminina, através do uso de implantes de silicone para dar mais volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido, seja após a gravidez ou uma grande perda de peso.

Nestes casos, é colocada uma prótese de silicone nos seios, que faz aumentar o volume. Contudo, o tamanho recomendado pode variar de acordo com cada corpo e com a expectativa de cada mulher.

A prótese de silicone pode ser colocada por cima do músculo do peito ou por baixo deste. Sobretudo, o cirurgião plástico, junto com a paciente, definirá qual o tamanho ideal da prótese a ser utilizada.

Na mamoplastia de aumento, ou cirurgia plástica com prótese de silicone, é feito um pequeno corte em torno da aréola dos seios, ou na parte inferior da mama ou ainda na axila, por onde é introduzida a prótese de silicone, que faz aumentar o volume do seio.

As cicatrizes variam de acordo com os locais onde foram feitos os cortes na pele, sendo comuns as pequenas cicatrizes na aréola ou na parte inferior da mama ou axila. Mas, as cicatrizes ficam bem pequenas, com cerca de 3 a 5 cm. O tamanho da cicatriz varia de acordo com o tamanho da prótese colocada e da qualidade da pele da paciente.

Sendo assim, a mamoplastia de aumento é indicada para pessoas com mamas muito pequenas e que desejam aumentar os seios, mulheres que perderam o volume das mamas após gravidez, amamentação e perda de peso.

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética e muitas vezes funcional. Contudo, quando o procedimento é indicado, as possibilidades de mudanças e melhorias no nariz são inúmeras, como por exemplo:

  • Aumentar ou diminuir o nariz;
  • Dar projeção à ponta,
  • Diminuir as asas nasais;
  • Melhorar a projeção do dorso nasal e até diminuir a giba óssea, que é como os especialistas chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz.

Sobretudo, muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. Geralmente, a rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, fase em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.

Otoplastia Fechada

A técnica de otoplastia fechada é utilizada para tornar o procedimento cirúrgico da otoplastia minimamente invasivo e sem cortes. Então, em vez de um corte na pele ou na cartilagem da orelha, é utilizado um fio não absorvível dentro da cartilagem buscando dar um novo formato às orelhas. Assim, é possível moldar o contorno da cartilagem, sem cicatrizes e com menores riscos para corrigir as “orelhas de abano”.

Abdominoplastia

A abdominoplastia destina-se à remoção de pele e tecido adiposo (gordura) localizados no abdome inferior, assim como as estrias situadas entre o umbigo e os pêlos pubianos. Através deste tratamento não é possível eliminar as estrias dos flancos (região lateral do abdome) ou da região acima do umbigo.

A cirurgia plástica do abdome não deve ser considerada como um tratamento de emagrecimento. Pessoas obesas (IMC maior que 30) obtêm resultado pouco satisfatório com a cirurgia e a princípio a cirurgia seria contraindicada. Existem algumas exceções, como no caso de ex-obesos que fizeram redução cirúrgica do estomago (gastroplastia). Nestes casos, a indicação cirúrgica poderá ser feita apenas por razões funcionais e higiênicas.

Lifting facial

O lifting facial é um dos processos mais procurados pela terceira idade, tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Com o tempo, a pele, o aparecimento de linhas de expressão, rugas e ausência de sustentação na região do pescoço pode fazer com que uma pessoa se sinta irreconhecível ao se olhar no espelho.

E a ideia da cirurgia plástica é melhorar o aspecto da pele, suavizar sinais de expressão, sem deixar de lado a naturalidade da beleza que há em cada idade.

Cuidados ao realizar um procedimento cirúrgico

O primeiro passo para realizar um procedimento cirúrgico com segurança é procurar um profissional qualificado. É preciso que seja um médico especializado em cirurgia plástica. Para se informar se o profissional é realmente capacitado, basta pesquisar nos sites Conselho Regional de Medicina ou da própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ao longo das consultas, o cirurgião plástico deve preparar o paciente física e mentalmente. Uma cirurgia plástica envolve expectativa. Portanto, é obrigação do profissional falar dos riscos envolvidos.

Vale destacar que, uma cirurgia plástica depende de vários fatores. Depende da excelência do tratamento médico e do ambiente adequado que a operação vai ser realizada. Também depende da genética, do corpo e do biotipo do paciente. E, além disso, depende dos cuidados que o paciente terá após a cirurgia.

Portanto, procure se informar ao máximo sobre o procedimento cirúrgico que você irá realizar para que tudo ocorra com segurança.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?