fbpx

Clínica ProPlastica

Quais profissionais estão envolvidos em cirurgia plástica

Quais profissionais estão envolvidos em cirurgia plástica

Você sabe quais profissionais estão envolvidos em cirurgia plástica?

Para uma cirurgia plástica ser realizar com sucesso, requer a assistência de toda uma equipe de profissionais que auxilia o cirurgião de forma coordenada.

Sobretudo, a equipe multidisciplinar na cirurgia plástica permite melhores resultados aos pacientes, garante tomada de decisão assertiva, já que envolve cirurgião plástico, auxiliar, instrumentador, anestesista, equipe de enfermagem, fisioterateupa e secretárias.

Abaixo, iremos relatar a importância de cada um.

Quais profissionais estão envolvidos em cirurgia plástica?

Todas as categorias têm competências distintas, mas todas estão voltadas para os cuidados em enfermagem. O enfermeiro é o profissional que trabalha com maior complexidade. Sobretudo, ele planeja e lidera o trabalho do técnico e do auxiliar, embora também possa executar essas funções. Já o técnico, cuida de pacientes de graves, e os auxiliares, dos que não são graves.

A formação específica de cada profissional irá estabelecer suas competências. Conheça um pouco mais sobre a capacitação e responsabilidades de cada profissional:

Cirurgião Plástico

A formação de um cirurgião plástico consiste em muitos anos de dedicação (11 anos), disciplina, ética e responsabilidade. Portanto, podemos dizer que estes comportamentos norteiam uma base sólida tratando da formação profissional de um médico cirurgião.

É sabido que, a Cirurgia Plástica é uma especialidade dinâmica e que está em constante evolução. Sendo assim, a capacitação dos médicos atuantes nesta especialidade é bastante exigente.

Anestesista

A primeira tarefa desse profissional é fazer uma consulta com o paciente, conferindo seu laudo médico e exames para determinar se é seguro fazer a cirurgia e qual tipo de anestesia será necessária. 

O anestesista também tem um papel chave durante o procedimento. Primeiramente, esse profissional aplica a anestesia em questão. E, além disso, ele também monitora o estado da anestesia no paciente, identificando se houve algum problema em seus sinais vitais em decorrência da sua aplicação. O anestesista irá acompanhar o procedimento, garantindo que o paciente continue devidamente sedado, mas sem comprometimento de suas funções vitais.

Enfermeiro

Esse profissional é o mais qualificado e tem o campo de atuação mais completo da profissão. Além de poder assistir todos os níveis de pacientes, ele é o responsável pelo planejamento de assistência de enfermagem, como treinamento e capacitação, liderança e supervisão de equipes de atendimento.

Técnico de Enfermagem

O profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Contudo, ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva, além de atender pacientes no pós-operatório.

Auxiliar de enfermagem

O profissional tem competências mais simples e pode atuar em setores ambulatoriais. Assim como o técnico, o auxiliar pode administrar medicamentos, fazer curativos, realizar higiene de pacientes e até trabalhar com esterilização de material. No entanto, todas as atividades serão realizadas em setores e com pacientes sem complexidade.

Instrumentador

Entrega os instrumentos aos médicos. Tem o dever de antecipar as necessidades do cirurgião para fornecer os materiais o mais rapidamente possível.

Fisioterapeuta

É por meio da fisioterapia pós-cirúrgica que é possível minimizar as queixas e otimizar os resultados da cirurgia plástica, diminuindo o desconforto e os traumas na área operada. Cabe lembrar que a alta satisfação dos pacientes é, hoje, provavelmente, o critério mais importante na avaliação dos resultados dos procedimentos cirúrgicos. Daí vem à necessidade de os cirurgiões plásticos conhecerem os detalhes das técnicas fisioterapêuticas, para poder indicá-los como tratamento logo após uma cirurgia.

Secretárias

A secretária é a porta de entrada do paciente para o consultório de cirurgia plástica. Sua rotina envolve agendamento de consultas e cirurgias, contato com os pacientes, organização dos prontuários, recepção das pessoas, dentre outras tarefas.

Gostou de conhecer quais profissionais estão envolvidos em cirurgia plástica?

Sobretudo, no Hospital Dia ProPlastica prezamos pela formação completa do profissional, bem como outras especializações e cursos, além de suas experiências. Pois, um funcionário qualificado e bem capacitado fará toda a diferença no sucesso do atendimento aos pacientes.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?