fbpx

Clínica ProPlastica

Qual forma de tributação você irá optar em 2021?

Qual forma de tributação você irá optar em 2021?

No dia 04/11/2020 aconteceu o segundo encontro da segunda temporada da Jornada do Conhecimento ProPlastica. O tema foi: Qual forma de tributação você irá optar em 2021?

Este espaço tem como objetivo informar toda comunidade Proplastica sobre assuntos relevantes que impactam na gestão das empresas, principalmente neste momento atípico que vivemos devido a Covid-19. E falar de tributação é uma necessidade para os empresários.

O tema deste encontro é um desafio para muitas pessoas e algumas delas não gostam de aprofundar no assunto e acabam delegando para outros. Mas, é importante ressaltar que, quem é empresário preciso saber de gestão tributária.

Dessa vez, o convidado especial é o Aurio Holveg Dill. Ele é formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração Financeira, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Aurio tem mais de 25 anos de experiência na área e irá nos ajudar a refletir mais sobre o assunto deste encontro.

Ele possui uma linguagem simples, porém sofisticada e muito didática.

Acompanhe um pouco dos principais tópicos dessa conversa.

Porque o empresário tem que saber de tributação?

Por mais que o assunto possa parecer difícil ou complicado, todo empresário precisa se envolver com a gestão tributária para fazer um planejamento melhor do seu negócio.

Mas, além de entender do assunto, ele irá precisar também de um especialista da área para que as melhores decisões sejam tomadas.

Vale destacar que, o tributo não deve ser pensado de formar isolada, ou seja, a contabilidade não pode ficar de lado. Portanto, entender o negócio como um todo e fazer um bom planejamento faz toda diferença.

Qual forma de tributação você irá optar em 2021? A escolha do melhor regime de tributação.

A tributação deve ser escolhida a partir do cenário da empresa, ou seja, aquela que mais atende as necessidades do negócio naquele momento. Essa escolha é o ponto de partida de qualquer planejamento tributário.

Uma escolha errada pode levar a empresa a ficar pagando valores de impostos e de outros tributos muito altos e desnecessários durante todo um ano-calendário, inclusive neste tempo de pandemia.

No Brasil, existem três regimes tributários: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. O primeiro é obrigatório para empresas com determinada formatação jurídica. O segundo é muito adotado por prestadoras de serviços. O terceiro é o regime mais adotado pelas empresas menores.

Mas não existe uma regra para a escolha do melhor regime tributário. O especialista deverá analisar o perfil da empresa, a atividade que desenvolve, as perspectivas de lucros, fazer simulações para, só então, sugerir o regime mais adequado.

Quais as dúvidas e problemas dos clientes durante a pandemia?

As dúvidas e incertezas que acometeram a maioria dos clientes foi o medo de não conseguirem continuar com o negócio.

Mas, o “pulo do gato” para que as coisas caminhassem de uma forma melhor foi a importância da contabilidade estar alinhada com a gestão da empresa para evitar uma tributação indevida. Sendo assim, quem se organizou e conseguiu trilhar o melhor caminho, está sobrevivendo à pandemia.

A importância do Planejamento Tributário

Uma empresa conta com uma extensa estrutura de custos que, geralmente, são divididos em categorias. Entre elas, está o custo tributário, que representa uma grande parcela do consumo do lucro. Um planejamento tributário eficaz ajuda a reduzir a carga de impostos, contribuições e taxas devidas.

Dessa forma, a empresa se torna mais lucrativa e competitiva, pratica preços mais baixos e realiza maiores investimentos. Não há uma fórmula universal para a elisão fiscal. A melhor forma de fazer as escolhas corretas é analisando concreta e individualmente suas características, além de sua situação financeira e contábil.

Também é preciso ter um profundo conhecimento da legislação tributária. Por esse motivo, deve-se contar com a ajuda de profissionais da área e consultorias especializadas.

Um bom planejamento tributário proporciona mais competitividade

Segue abaixo alguns pontos relevantes que são importantes para um bom planejamento:

  • Identifique os objetivos e processos da empresa para seu planejamento tributário;
  • Conheça a legislação tributária;
  • Apure o melhor regime tributário de acordo com o perfil da sua empresa;
  • Defina planos para curto e médio prazo;
  • Faça avaliações periódicas.

Concluindo, planejamento é tudo! Portanto, ter uma boa gestão tributária impactará de forma positiva na gestão e resultados da empresa.

E agora? Este post te ajudou a pensar em qual forma de tributação você irá optar em 2021?

E para saber mais detalhes, os conteúdos dos encontros da Jornada do Conhecimento estão disponíveis de forma completa no canal do youtube da ProPlastica.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?