fbpx

Hospital ProPlastica

Recuperação otoplastia fechada: como é?

Recuperação otoplastia fechada: como é?

Conheça mais sobre o processo de recuperação da otoplastia fechada e entenda os detalhes desse procedimento

As otoplastias são um tipo de cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir as chamadas “orelhas de abano”. A recuperação da otoplastia fechada costuma ser mais tranquila que o pós-operatório da forma convencional desse procedimento. 

Mas, em primeiro lugar, você sabe a diferença entre a otoplastia fechada e a convencional?

Otoplastia fechada: O que é?

A otoplastia tem como objetivo deixar as orelhas mais próximas ao crânio, ou seja, reduzir o quadro conhecido como “orelhas de abano”. Para isso, existem duas formas de cirurgia: a operação convencional e a otoplastia fechada.

No caso da convencional, são feitas incisões, seguidas de raspagem da cartilagem e retirada do excesso de pele. Assim, a recuperação se torna mais delicada, já que se trata de uma cirurgia aberta.

Já no caso da otoplastia fechada, não há cortes nem raspagem da cartilagem. O processo é feito por meio de pontos transcutâneos que vão unindo partes estratégicas da orelha.

Com isso, a recuperação da otoplastia fechada é muito mais simples, já que reduz o período de repouso, os riscos associados e a chance de infecção no sítio cirúrgico.

Além disso, a cirurgia plástica é feita com anestesia local e dura cerca de 30 minutos para cada orelha. O paciente é liberado no mesmo dia, caso não haja intercorrências.

Quais são os riscos dessa cirurgia?

Assim como qualquer procedimento, o período de recuperação dessa cirurgia também apresenta potenciais incômodos. Entre eles, estão: 

  • Edema (inchaço);
  • Dor local;
  • Equimose (pontos roxos na pele).

Vale lembrar que essas são ocorrências sem maiores riscos. Elas geralmente melhoram com o uso de analgésicos ou com a própria cicatrização da ferida operatória.

Como é a recuperação da otoplastia fechada?

A recuperação da otoplastia fechada é muito mais tranquila que a de outros procedimentos. Dessa forma, é possível voltar às atividades habituais já no mesmo dia.

Entretanto, mesmo sendo uma operação mais simples, é importante ter cuidado e seguir as orientações dadas pelo médico cirurgião. Isso porque algumas recomendações têm como objetivo melhorar o processo de cicatrização, além de reduzir o incômodo e o risco de infecção no local.

Confira a seguir mais detalhes sobre o uso do curativo compressivo na recuperação da otoplastia fechada.

Recuperação da otoplastia fechada: curativo e elástico compressivo

Inicialmente, logo após a cirurgia, é colocado um curativo compressivo sobre a ferida. Ele deve ser mantido por cerca de 7 dias e seu objetivo é a proteção do local, a redução do risco de inchaço e a manutenção do posicionamento das orelhas. 

Após essa primeira semana de recuperação da otoplastia fechada, o curativo é trocado por uma faixa elástica, que deve ser usada durante todo o tempo, exceto no banho.

O objetivo dessa faixa também é melhorar o posicionamento e a cicatrização das orelhas. Após 15 dias, a faixa passa a ser usada apenas para dormir, por cerca de dois meses.

É importante frisar que seguir esses passos cuidadosamente é essencial para o sucesso da cirurgia plástica e da cicatrização, garantindo o resultado estético desejado.

Recuperação da otoplastia fechada: exposição solar

Outra questão importante é evitar a exposição solar no local da cirurgia por pelo menos 30 dias. Isso ajuda a manter uma boa cicatrização e evita manchas no lugar da operação.

Além disso, para saber quando retomar a prática de exercícios físicos, consulte seu cirurgião. No geral, isso pode ser feito ainda no 1º mês pós-operação, mas, no caso de atividades de grupo, esse tempo pode ser aumentado.

Outras questões importantes do pós-operatório

Outra dúvida comum sobre a recuperação da otoplastia fechada é em relação ao tempo que os pontos ficam na orelha. 

No geral, os pontos são retirados após 10 dias, já que nesse tempo as orelhas já firmaram e a cicatrização já está em uma boa fase. Para que isso aconteça, é essencial seguir as orientações do cirurgião corretamente.

Além disso, é importante dormir de barriga para cima no tempo estipulado pelo médico para evitar atrito entre as orelhas e o travesseiro.

Para saber com quem fazer sua cirurgia de otoplastia fechada, procure por hospitais de referência na cirurgia plástica. 

Se você é de Belo Horizonte ou região, procure o Hospital Proplástica e agende um atendimento com um de nossos cirurgiões plásticos. 

Aqui temos estrutura, tecnologia e experiência quando o assunto é cirurgia plástica. Entre em contato conosco para saber mais sobre a recuperação da otoplastia fechada.

Author Info

Redatora

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?