fbpx

Clínica ProPlastica

Telemedicina

Telemedicina

Estamos vivendo um momento de readaptação mediante a chegada do novo coronavírus ao Brasil. Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade de serem adotadas no país, em caráter excepcional, algumas modalidades da telemedicina. Sendo assim, de acordo com a entidade, a autorização tem por objetivo proteger tanto a saúde dos médicos como a dos pacientes.

O que é telemedicina?

Primeiramente, telemedicina é o exercício da medicina por meio da utilização de metodologias interativas de comunicação áudio-visual e de dados, com o objetivo da assistência, educação e pesquisa em saúde.

Esta é uma ferramenta de grande utilidade para situações como a atual, para evitar contato com o Covid-19, pois impedir deslocamentos e aglomerações de pessoas é essencial para conter o vírus.

O ofício, no qual o CFM autoriza essa prática, foi enviado no dia 19-03-2020 ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Nele, o CFM informa que a decisão vale em “caráter excepcional” e enquanto durar o combate à epidemia de Covid-19.

Como funciona a consulta online?

Vale ressaltar que, este tipo de atendimento tem por objetivo preservar a saúde e segurança de nossos pacientes mediante este cenário atual. Portanto, ao agendar uma consulta online você irá se conectar com o médico por meio da tecnologia da informação.

Sobretudo, durante a consulta (mesmo sendo à distância) o médico manterá o profissionalismo e a ética, atitudes tão essenciais à sua função. Sendo assim, o elo de confiança deve ser mantido.

Contudo, quando se estabelece um elo de respeito e confiança, a relação médico e paciente torna-se eficaz. Mas, é esta relação que fornece os pilares para a medicina ética, responsável e humanizada, praticada pelos bons profissionais.

Portanto, o respeito ao sigilo com relação ao caso do paciente será resguardado.

Quem pode se beneficiar com este tipo de consulta?

O atendimento pode ser realizado tanto para pacientes que já estão em tratamento, quanto para primeira consulta.

Antecipadamente, é importante frisar que a consulta presencial é essencial, principalmente se houver a necessidade de realizar um exame físico. Portanto, se a pessoa puder aguardar passar o período de isolamento social para agendar uma consulta presencial com seu médico de confiança, esta seria a melhor opção.

Sobretudo, os pacientes que estão no período pós-operatório, em tratamento com um especialista, ou já com uma cirurgia pré-agendada, podem ter a tranquilidade de receber as orientações do seu cirurgião plástico à distância.

O médico poderá prescrever?

Durante a consulta, o médico poderá prescrever desde que não seja necessário o exame físico do paciente, para conclusão diagnóstica e terapeuta. Portanto, dependendo do caso e se for de urgência, é importante procurar uma unidade de saúde.

A consulta online é cobrada?

Sim, a consulta é negociada. Pois, o médico está exercendo seu trabalho, mesmo que à distância. Portanto, ele será remunerado pelo serviço prestado.

Sobretudo, antes de confirmar o agendamento da consulta, o paciente deverá esclarecer com o hospital, clínica ou consultório qual é a melhor forma de pagamento.

A telemedicina em caráter excepcional

Contudo, é fato que a telemedicina contribui significativamente para casos como o da pandemia do coronavírus, em que se faz necessário um olhar criterioso, em tempo real, de profissionais capacitados, assim como a utilização de equipamentos e sistemas digitais para o acompanhamento integral de pacientes, cuja orientação governamental, frise-se mais uma vez, foi de permanecer em suas casas.

Mas, esta é uma medida provisória, ou seja, em caráter excepcional. Sendo assim , quando os riscos de contágio pelo coronavírus forem minimizados, os atendimentos médicos voltarão a ser presenciais.

Contudo, é importante destacar que quando se trata de Cirurgia Plástica, uma boa conversa frente a frente e um bom exame físico são cruciais para o sucesso do tratamento.

Antecipadamente, o nosso trabalho é pautado e conduzido pela ética médica e seguimos todas as recomendações dos órgãos competentes com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para os nossos pacientes. Contudo, acreditamos que a segurança, confiança e responsabilidade que é oferecida a eles são reforçadas através do contato físico.

O Hospital Dia ProPlastica é um centro de referência em cirurgia plástica e oferece uma estrutura moderna e confortável para receber os pacientes de forma que eles se sintam à vontade e seguros a realizarem os seus sonhos.

Concluindo, quando tudo isso passar, estaremos prontos como sempre para recebê-los em nosso espaço com todo profissionalismo e dedicação, pois não medimos esforços para priorizar a saúde, bem-estar e integridade física de nossos pacientes.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?