Qual a diferença entre a lipo tradicional e a vibrolipo? Esta é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Portanto, abordaremos neste texto um pouco mais sobre estes dois procedimentos.
Vibrolipoaspiração
O vibrolipo é uma técnica de lipoaspiração onde um dispositivo (elétrico ou mecânico) irá auxiliar o processo de retirada da gordura corporal.
Neste caso, o aparelho gera um movimento de vaivém de cânulas finas, extremamente rápido, motivo pelo qual a técnica recebeu este nome.
A técnica surgiu principalmente para trazer mais conforto para o médico, diminuindo o esforço necessário para movimentar a cânula durante a cirurgia, facilitando a retirada de gordura.
Algumas vantagens da Vibrolipo
O procedimento é realizado com um aparelho com cânula vibratória. A vibração facilita a penetração na gordura, proporcionando movimentos mais sutis e delicados e a retirada da gordura de forma menos traumática.
Segue abaixo outras vantagens desta técnica:
- Menor agressão aos tecidos;
- Menor sangramento e edema (manchas roxas);
- Redução de 30% no tempo operatório. Sendo assim, o paciente ficará menos tempo na mesa de cirurgia;
- A gordura do corpo é retirada de forma mais harmoniosa, geralmente proporcionando melhores resultados;
- O vibrolipo a ar comprimido ainda possui um sistema de travamento ao tocar em uma superfície mais rígida, diminuindo riscos de perfuração.
Vibrolipo ou lipo tradicional? Qual seria a melhor opção?
A vibrolipoaspiração, assim como a lipoaspiração tradicional é uma cirurgia plástica indicada para retirar a camada de gordura localizada. Elas podem ser feitas tanto nas mulheres, quanto nos homens.
Sobretudo, o vibrolipo na realidade é o nome dado ao método vibratório usado nas cânulas na hora da cirurgia. As cânulas são conectadas a um aparelho que vibra para frente e para trás, além de um movimento circular, otimizando assim a retirada da gordura.
Já na lipo tradicional, são utilizadas cânulas finas que aspiram a gordura da área tratada em movimento de vaivém de forma manual.
A duração da cirurgia, o tempo de internação e o tipo de anestesia dependem da quantidade de áreas a serem tratadas, bem como da técnica utilizada.
A vibrolipoaspiração requer dos mesmos cuidados em relação a lipoaspiração convencional. Portanto, o paciente passará pelas etapas do pré e pós-operatórios, sem serem banalizados.
Partes do corpo que podem receber o tratamento
No geral, os pacientes interessados nesta técnica podem receber o tratamento nas seguintes partes do corpo:
- Coxas;
- Região dorsal;
- Lateral das mamas;
- Braços;
- Abdômen;
O pós-operatório
Normalmente, o pós-operatório varia de paciente para paciente, mas em termos gerais, após o procedimento há edemas (inchaço) e equimoses (manchas roxas) na região em que houve a retirada de gordura. Mas, com o tempo esses sintomas irão se amenizar.
É recomendado que o paciente também use uma cinta elástica por aproximadamente 2 meses. A drenagem linfática e ultrassom também são importantes a partir do terceiro dia da cirurgia, pois ajudam a acelerar a recuperação e reduzir o inchaço.
Uma alimentação equilibrada e a ingestão de bastante água também irão favorecer a recuperação.
Vale ressaltar a importância de seguir todas as recomendações do médico, bem como retornar às consultas de retorno nas datas agendadas.
Converse com seu cirurgião plástico
É importante lembrar que na hora de decidir por uma cirurgia plástica, você precisa conversar com seu cirurgião para tirar qualquer dúvida que ainda reste. Ir para o centro cirúrgico com dúvidas pode ser muito prejudicial, e pior, não confiar no profissional que irá realizar o procedimento pode colocar em risco sua saúde.
Portanto, marque sempre uma consulta e converse com seu médico. E lembre-se de não tomar decisões precipitadas.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH
Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica